Eduardo Leite quebra promessa e será candidato à reeleição no RS

Atualizado em 13 de junho de 2022 às 14:21
Eduardo Leite anuncia pré-candidatura à reeleição no RS
Foto: Gustavo Chagas

Eduardo Leite (PSDB) será candidato à reeleição no Rio Grande do Sul, após renunciar o cargo e dizer que o gesto não lhe retirava “nenhuma possibilidade” e “oferecia todas”.

Em coletiva de imprensa junto ao atual governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), o tucano quebrou a promessa de que não concorreria à reeleição e anunciou a candidatura.

“Essa decisão é uma decisão coletiva. Ouvi diversas opiniões, não só a minha. E eu mudei de opinião, mas não de princípios. É legítimo, é benéfico, separar o governador do candidato e eu só concorreria dessa forma. O Rio Grande do Sul virou o jogo, mas o jogo não terminou”, disse Leite.

Com o anúncio de sua pré-candidatura, o tucano encerra sua aventura à Presidência da República que incluiu uma derrota nas prévias do PSDB para João Doria, um flerte com o PSD e uma tentativa de candidatura paralela com o incentivo de Aécio Neves (PSDB).

Agora, o PSDB busca superar o desgaste gerado por uma crise interna em busca de manter seus governos estaduais.

De acordo com a lei eleitoral, a nova candidatura de Leite não difere de uma candidatura à reeleição, dado que é a mesma pessoa concorrendo ao mesmo cargo, mesmo que ele tenha renunciado em meio ao mandato.

Assim, ele não poderá se candidatar novamente ao governo do Rio Grande do Sul em 2026. Ranolfo, por sua vez, só poderia concorrer a governador em 2022 e ficará sem cargo eletivo.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link