Eduardo Matysiak concorre ao “Oscar da Fotografia” com o registro Ricardo “Evil” Salles, o inimigo do meio ambiente

Atualizado em 30 de agosto de 2020 às 0:08

Eduardo Matysiak, que fez a melhor cobertura fotográfica dos 580 dias da prisão política de Lula em Curitiba, participa do maior festival de fotografia do país, o Brasília Photo Show, em duas categorias.

O festival é visto por profissionais da área como o “Oscar da fotografia brasileira”.

Ele concorre em duas categorias, lockdown (instituída este ano, por conta da pandemia), e fotojornalismo documental.

A foto que concorre na primeira categoria é um registro de pessoas se protegendo contra o coronavírus — uma imagem que parece saída de filme de ficção científica.

Foto de Eduardo Matysiak que concorre na categoria lockdown

A foto inscrita na categoria fotojornalismo documental mostra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, num evento em Curitiba.

Eduardo captou a imagem em que as pontas dos mastros de duas bandeiras parecem ser os chifres do ministro do Meio Ambiente, uma composição que define como Salles é visto por ambientalistas do mundo todo: a personificação da maldade.

Foto de Eduardo Matysiak que concorre na categoria fotojornalismo documental

A foto foi publicada pelo DCM, que tem em Matysiak um importante colaborador.

O fotógrafo é de Guarapuava, no Paraná, e participou da cobertura da caravana de Lula pelo Sul do País, em março de 2018.

Depois que Lula foi preso, ele se destacou na cobertura e fez a famosa foto que mostra Leonardo Boff sentado em frente da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, aguardando autorização para visitar o antigo amigo, na companhia do Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel.

Leonardo Boff. Foto: Eduardo Matysiak

Para apoiar os trabalhos de Matysiak, basta acessar a página do facebook do Brasília Photo Show em que as fotos estão postadas. Você curtir e comentar. A foto de Ricardo “Evil” Salles pode ser acessada neste aqui. Já a foto inscrita na categoria lockdown está aqui.

Eduardo Matysiak