Educação: Tarcísio determina que rede estadual de SP tenha aulas feitas pelo ChatGPT

Atualizado em 17 de abril de 2024 às 11:56
Secretaria de Educação de SP vai usar o ChatGPT. Reprodução

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) optou por utilizar o ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial, para elaborar as aulas digitais utilizadas pelos professores das escolas estaduais de São Paulo.

Anteriormente, o material didático era elaborado por professores especializados nessa área, conhecidos como curriculistas. Agora, esses profissionais terão a responsabilidade de “revisar as aulas geradas pela inteligência artificial e fazer os ajustes necessários para garantir que estejam de acordo com os padrões pedagógicos”.

Segundo informações obtidas pela Folha, os professores receberam orientações detalhadas sobre a produção do material para o terceiro bimestre deste ano. A ferramenta de inteligência artificial será utilizada para gerar a primeira versão das aulas com base nos temas e referências fornecidos pela secretaria.

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Educação, Renato Feder. Reprodução

Após a geração inicial, os professores serão encarregados de editar o conteúdo e enviá-lo para uma equipe interna da secretaria, responsável pela revisão final em termos linguísticos e de formatação.

A Secretaria de Educação confirmou que pretende testar o uso da inteligência artificial para atualizar e aprimorar as aulas digitais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e do ensino médio. A ferramenta será empregada para aprimorar o material previamente elaborado pelos professores.

A decisão de adotar o ChatGPT partiu do próprio secretário de Educação, Renato Feder, com o objetivo de agilizar a produção do material didático utilizado pelos 3,5 milhões de alunos da rede estadual paulista.

Antes, os professores precisavam entregar quatro aulas por semana. Com a introdução da ferramenta, essa demanda aumentou para três aulas a cada dois dias úteis, totalizando pelo menos seis por semana.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link