Efeito Lula: Desemprego cai para 7,5%, menor taxa até novembro desde 2014

Atualizado em 29 de dezembro de 2023 às 10:16
Cidadãos erguem carteiras de trabalho. (Foto: Reprodução)

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,5% no trimestre até novembro de 2023, revelando-se a menor taxa para esse período desde 2014, quando registrava 6,6%, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa cifra esteve em conformidade com as expectativas do mercado financeiro, que já projetava uma taxa de 7,5% até novembro deste ano. Comparado ao trimestre encerrado em agosto, que apresentava uma taxa de desemprego de 7,8%, observou-se uma redução significativa.

O contingente de desempregados, numericamente, por sua vez, permaneceu estável, totalizando 8,2 milhões de pessoas no trimestre até novembro, em comparação com os 8,4 milhões nos três meses imediatamente anteriores. Já a população ocupada, abarcando tanto o mercado formal quanto o informal, atingiu um patamar recorde de 100,5 milhões, registrando um aumento de 0,9% em relação a agosto, o equivalente a mais 853 mil pessoas.

A coordenadora de pesquisas por amostra de domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, ressaltou que a queda na taxa de desocupação é explicada pela expansão do número de ocupados.

O nível de ocupação, que representa o percentual de pessoas ocupadas na população com 14 anos ou mais, variou 0,4 ponto percentual frente ao trimestre anterior, atingindo 57,4%. Esse crescimento na população ocupada foi impulsionado principalmente por empregados no setor privado com carteira assinada, somando 515 mil pessoas.

Lula no evento “Natal dos Catadores, Catadoras e População em Situação de Rua”. Foto: reprodução

A pesquisadora destacou ainda o aumento da informalidade, evidenciado pelo crescimento no contingente de empregados sem carteira assinada no setor privado, que atingiu 13,4 milhões, o maior número da série histórica, apesar de uma relativa estabilidade estatística.

“No trimestre encerrado em novembro, houve a manutenção do trabalho com carteira assinada em expansão, que vem ocorrendo desde 2022. Por outro lado, também observamos o aumento da participação da informalidade, já que a população ocupada informal também cresceu”, disse.

Expectativas para 2024

Com o mercado de trabalho em constante transformação, as projeções indicam que, em 2024, o ritmo do emprego pode diminuir, após um desempenho positivo nos indicadores de emprego e renda em 2023. Isso está associado às previsões de um crescimento econômico mais moderado no próximo ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link