Destaques

Efeito Lula: PT atrai prefeitos para 2024 e filia até membros do PL

Lula na largada da campanha presidencial, em frente à Volkswagen de São Bernardo. Foto: Ricardo Stuckert

Um ano antes das eleições municipais de 2024, o PT tem registrado um aumento de novos filiados e tem aumentado o número de prefeituras pelo país. O partido conseguiu atrair para os seus quadros até mesmo gestores municipais do PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Após a vitória do presidente Lula nas eleições de 2022, a legenda ganhou 51 novos prefeitos por meio de migração partidária, saindo de 183 eleitos em 2020 para 234 gestores municipais. A última eleição registrou o pior desempenho do PT desde 1996.

O avanço da sigla ocorreu principalmente por novos membros nos estados do Piauí, Ceará e Bahia, comandados por governadores petistas. Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Maranhão e Mato Grosso do Sul também tiveram novas filiações pontuais.

A expectativa é que o número de prefeitos na sigla cresça até abril de 2024, prazo final para novas filiações de políticos que disputarão as eleições.

No Piauí, após a vitória de Lula, o PT saiu de 22 prefeitos eleitos para 49. Segundo o presidente estadual da sigla, João de Deus Sousa, “há uma disputa pela marca do PT” na região. A legenda tem usado como critério de filiação apenas prefeitos que apoiaram o mandatário e o governador Rafael Fonteles nas eleições de 2022. Gestores municipais que apoiaram candidatos de oposição têm se filiado a partidos aliados ao PT no estado, como PSD e MDB.

Na Bahia, o partido filiou dez novos prefeitos desde que o governador Jerônimo Rodrigues venceu a disputa no ano passado, passando de 32 para 42 prefeitos. “A procura aumentou após as vitórias de Jerônimo e Lula. Voltou a estar na moda ser PT, por assim dizer”, diz o presidente estadual do PT, Éden Valadares.

Foi no estado comandado por Jerônimo que dois prefeitos do PL se filiaram ao PT: Romi (Planaltino) e Marcelo Emerenciano (Cocos) não apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e decidiram fazer campanha para o petista em 2022.

Bandeira do PT durante manifestação. Foto: Ricardo Stuckert

No Ceará, o PT foi de 18 para 32 prefeitos após a vitória de Elmano de Freitas. A expectativa da sigla é chegar a 40 até as próximas eleições e a meta, ter 50 eleitos após a apuração das urnas. Ao menos quatro políticos foram para o partido após deixar o PDT, que vive crise interna com os irmãos Cid e Ciro Gomes.

Três prefeitos de cidades do estado saíram do PL e se filiaram ao PT: Wilmar Palácio (Cariús), Marcondes Jucá (Choró) e Francisco Mendes (Santana do Acaraú). A sigla do presidente também atraiu prefeitos de partidos aliados, como PSB, MDB e PSOL.

Em Mato Grosso do Sul, o PT voltou a ter um prefeito após sete anos, na cidade de Ribas do Rio Pardo: João Alfredo Danieze trocou o PSOL pelo PT para tentar a reeleição no próximo ano. No Rio de Janeiro, o partido filiou Fernanda Ontiveros, de Japeri, que deixou o PDT.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Caique Lima

Recent Posts

Médico é encontrado morto em abrigo após viajar ao RS para ajudar vítimas

O médico cardiologista Leandro Medice (41) deixou o Espírito Santo para ajudar as vítimas das…

13 minutos ago

Haddad já empata com Michelle na corrida por 2026, diz pesquisa Quaest

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Genial/Quaest revelou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad…

40 minutos ago

Bairros de Gramado e Pelotas são evacuados com as fortes chuvas no RS

As cidades de Gramado e Pelotas, ambas do Rio Grande do Sul, tiveram que ser…

1 hora ago

Lula vai suspender dívida do RS por três anos e zerar taxa de juros

O governo Lula vai suspender a dívida do Rio Grande do Sul com a União…

2 horas ago

Governo compra 1 milhão de toneladas de arroz porque Bolsonaro zerou estoques; entenda

Na última quarta-feira (8), o governo Lula autorizou a compra 1 milhão de toneladas de…

3 horas ago

Das 441 cidades em calamidade no RS, só 69 pediram recursos federais

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse em entrevista à imprensa…

3 horas ago