
O narcotraficante mexicano Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como “El Mencho”, foi morto na manhã deste domingo (22) durante uma operação militar na cidade de Tapalpa, no estado de Jalisco, no centro-oeste do México. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa do país.
Apontado como o criminoso mais procurado do México, El Mencho liderava o Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG) e era considerado uma das principais figuras do crime organizado no país. Ele morreu após ser gravemente ferido na ação e não resistiu enquanto era transferido de avião para a Cidade do México.
De acordo com o Ministério da Defesa, a operação ocorreu ao amanhecer e também resultou na morte de outros integrantes do CJNG. Durante a ofensiva, foram apreendidos veículos blindados e armamentos de alto calibre, entre eles lançadores de foguetes. Três militares ficaram feridos e foram encaminhados a hospitais na capital mexicana.
Ex-policial, El Mencho comandava há anos uma das organizações criminosas mais influentes do México. Sob sua liderança, o CJNG ampliou rapidamente sua atuação na última década, com atividades ligadas à produção e distribuição de drogas, além da extorsão de empresários.
O grupo ganhou notoriedade por confrontos diretos com forças de segurança e por ações violentas que impactaram diferentes regiões do país. Em poucos anos, o cartel expandiu operações para outros países e passou a disputar território com o Cartel de Sinaloa, liderado por Joaquín “El Chapo” Guzmán, que cumpre pena nos Estados Unidos.

O governo norte-americano já havia oferecido recompensa de US$ 15 milhões por informações que levassem à captura de El Mencho. Após a confirmação da morte, autoridades dos Estados Unidos classificaram a operação como um avanço no combate ao crime organizado.
Em Jalisco, foram registrados incêndios de veículos e bloqueios de estradas após a divulgação da morte do narcotraficante. O governador Pablo Lemus Navarro afirmou que confrontos ocorreram em Tapalpa e em outras áreas do estado. Segundo ele, grupos não identificados incendiaram carros e os posicionaram nas vias para dificultar a atuação das forças de segurança.
O subsecretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, declarou que acompanhava com preocupação os episódios de violência no México. O Departamento de Estado orientou cidadãos americanos a permanecerem abrigados em Jalisco, Tamaulipas e em áreas de Michoacán, Guerrero e Nuevo León. A Embaixada do México em Washington informou que autoridades norte-americanas forneceram dados de inteligência que contribuíram para a operação, dentro da cooperação bilateral entre os dois países.
Veja alguns vídeos:
Sicarios del CJNG fueron captados corriendo de Fuerzas Federales en Tapalpa, Jalisco tras la muerte de su patron Nemesio Oseguera Cervantes "El Mencho" (Informacion en el enlace) https://t.co/DnXSONmMXZ pic.twitter.com/QDnCN6WlEl
— Blog del Narco México (@blogdelnarcomex) February 22, 2026