Brasil

“Ele criou um selo para inocentar as pessoas do racismo”, diz humorista negro sobre Bolsonaro

Yuri Marçal. Foto: Divulgação/Thiago Jesus

Publicado originalmente no site da Rede Brasil Atual (RBA)

POR FELIPE MASCARI

O Brasil voltou 120 anos desde a eleição do presidente Jair Bolsonaro. A política do novo governo coloca em risco a sobrevivência de artistas negros, com as decisões anticultura, e desconstrói uma luta histórica ao manter no comando da Fundação dos Palmares o atual presidente Sérgio Camargo. A avaliação é do ator e humorista Yuri Marçal, um dos expoentes da comédia preta.

O retrocesso que vive o país já era esperado pelo artista. Desde a eleição, Bolsonaro já proferia discursos racistas. Além disso, a cultura sempre foi alvo de seus ataques. Em 2019, o governo cortou 43% do orçamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e vetou o apoio a filmes com temáticas LGBT e pessoas negras.

Yuri afirma que os artistas negros são referência em todos os tipos de arte, entretanto essas ações do governo buscam frear todo o avanço que houve nos últimos anos. “Em qualquer ambiente artístico, quem faz, domina a parada, são os pretos, e minar isso é tirar a sobrevivência dessa galera”, afirma.

A presença de Sérgio Camargo na presidência da Fundação Palmares é outro ponto criticado pelo ator. Responsável por uma instituição que preserva valores culturais negros, Camargo xingou Zumbi dos Palmares, criticou o Dia da Consciência Negra e usou o termo “macumbeira” para se referir a uma mãe de santo.

“Quando a coisa é muito absurda, eu acho graça, então quando ele começou a falar sobre a questão do Dia da Consciência Negra, achei que era para irritar a gente. Agora, eu coloco a mão na cabeça e penso ‘meu Deus’. Ele criou um selo para inocentar as pessoas do racismo. Isso é um retrocesso de 120 anos tranquilo”, lamenta Yuri Marçal.

Black Lives Matter

Há 10 dias, o movimento negro dos Estados Unidos está nas ruas para protestar contra o racismo e a morte de George Floyd, assassinado por um policial branco. O humorista acredita que a ação é uma fagulha boa para o mundo, porém vê com receio a reprodução desses atos, no Brasil.

“O Brasil se espelha muito na cultura norte-americana, mas a gente não pode sair quebrando tudo aqui, porque a gente sabe que a polícia mata e com orgulho“, afirmou ele, que se diz surpreso com os protestos. “Nos meus 27 anos de vida, não tinha presenciado a galera com o orgulho de ir à rua por fogo nos racistas. Aliás, se não tivesse a pandemia, estaria ainda maior”, acrescenta.

O artista também lamenta a necessidade de ir à rua cobrar a manutenção da democracia em meio a pandemia do novo coronavírus. “É muito absurdo a gente ter que ir à rua, durante um recorde de mortes pela doença. Porém, estamos indo pra rua porque estão matando a gente dentro de casa. É uma dicotomia muito grande, mas as ações policiais no Rio de Janeiro não pararam e precisamos gritar sobre isso.”

Um dos casos emblemáticos foi o assassinato do garoto João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos. Ele foi morto em casa, durante uma operação das Polícias Federal e Civil no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no Rio, em março. De acordo com relatos, policiais jogaram granadas e atiraram contra a casa.

Comédia e arte

Yuri Marçal faz sucesso por investir no humor afrocentrado, uma vertente da comédia com pouco espaço no Brasil. Seu show faz referências às mulheres negras, religiões de matriz africana e aos estereótipos sobre brancos. Nomes estadunidenses como David Chappelle, Chris Rock e Michael Che foram suas inspirações na comédia. Ao ser questionado sobre a possibilidade do humor praticado nos Estados Unidos, incisivo sobre o racismo, ter espaço no Brasil, Yuri afirma que há uma tentativa de “invisibilizar” esse tipo de arte.

“A cena da comédia ignora muito a nossa existência e o meio artístico, num modo mais geral, ignora mais ainda. Enquanto nos Estados Unidos isso é feito como algo que transcende a comédia, aqui é tratado como uma “subcomédia”, como se fosse apenas uma galera preta. Porém, e sou prova disso, está começando um movimento bem legal”, diz.

A comédia vive um dilema entre o limite do humor e a liberdade de expressão. Para ele, nem sempre a piada é uma opinião, mas o comediante não pode justificar qualquer coisa como piada. “O limite do humor é o silêncio, ou seja, se não riram, você tá errado. A liberdade de expressão é necessária, mas tem coisa que você não pode falar. Se você quer propagar o discurso de ódio, ninguém quer ouvir isso”, conclui.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

2 horas ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

2 horas ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

3 horas ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

3 horas ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

3 horas ago

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

4 horas ago