“Ele estava tão seguro de si que não se importou de deixar registro”, diz mulher assediada em hotel em SP

Atualizado em 12 de fevereiro de 2023 às 10:35
Assédio Sexual. Crédito: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O perfil de Twitter @artevillar , pertencente a uma ilustradora, fez uma thread (sequência de tuítes) neste sábado (11) na qual denunciou uma situação de assédio sexual que sofreu em um hotel da capital paulista e incentivou as vítimas a denunciarem quando passarem por situação similar. Acompanhe:

Novembro do ano passado fui para SP e me hospedei em um hotel. No penúltimo bebi com um amigo e cheguei no hotel naturalmente alcoolizada e sozinha, pois eu tinha viajado sozinha mesmo. Eis que me bateu fome e pedi um ifood. Desci na recepção para perguntar como era o esquema e o funcionário do hotel me disse para bater foto do QR code, deixar o número do quarto, o código e meu nome, assim o fiz.

No quarto ele mandou um whatsapp falando que ía me entregar, eu agradeci. Mal sabia eu que é proibido funcionários subirem. É, aí fui assediada.

Ele me entregou o lanche e foi entrando no quarto passando a mão em mim, eu andei para trás assustada e ele foi andando para trás saindo do quarto e disse “VOCÊ NÃO VAI ME DENUNCIAR PARA O HOTEL NÃO, NÉ?”

No dia seguinte antes de ir embora de SP desci e perguntei para o moço como eu fazia uma denúncia de assédio, ele com um cara de assustado falou para eu falar com a gerente, e eu fiquei receosa de denunciar, isso realmente ocorre, eu falei que mandava um e-mail mas ele insistiu.

Entrei na sala da gerente e era uma mulher. Eu disse logo pra ela: que bom vc é mulher! Lá contei tudo, ela ficou assustadíssima pela sua expressão. Dei o horário que tudo ocorreu, o cara tinha deixado registro tanto nas câmeras quanto no whatsapp.

Contei tudo para ela, que pediu desculpas como mulher e como gerente do hotel. Se prontificou em ver as câmeras e me ligar dando um feedback. Logo de manhã, no dia seguinte, já no Rio de Janeiro ela me ligou e contou que deu folga para ele para ter tempo de investigar. Pegou as câmeras e tudo o que eu disse se confirmou. Ele foi demitido.

Dois dias se passaram e o infeliz me achou no insta, me mandou direct. Primeiro pediu desculpas e errou enquanto homem e enquanto funcionário. Depois o infeliz SIMPLESMENTE começou a citar o que aquele emprego pagava, que pagava aluguel, lazer, alimentação e ainda disse que pagava o plano dentário da avó. E terminou o direct dizendo “só não entendi porque vc me beijou”. Eu obviamente não respondi, bloqueei de TODAS as redes que encontrei.

Eu estou falando tudo isso porque quero mostrar como estas histórias acontecem com quem está do nosso lado, que dá receio sim de denunciar mas é preciso, porque provavelmente ele já tinha feito isto antes ou ía continuar a fazer.

Observe que ele estava tão seguro de si que não se importou de deixar registro nas câmeras e no whatsapp, ele tava tão seguro de si que falou para eu não denunciar ele para o hotel. E ainda teve a ousadia de me achar nas redes para sei lá, me deixar culpada que “eu o fiz perder seu emprego?” e ainda TENTAR me culpabilizar pelo ocorrido? E o rapaz devia ser novo, uns 25 anos talvez, os assediadores não tem aparência nem idade.
Temos muito o que andar. Denunciem.

Veja os tuítes originais:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link