
A pesquisa da Genial/Quaest revela que o presidente Lula (PT) mantém uma liderança sólida nas intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, com 46%, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) alcança 40% em um cenário em que seja indicado como candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com informações da Folha de S.Paulo.
No confronto direto entre Lula e Tarcísio, 8% dos entrevistados indicaram intenção de votar nulo ou em branco, e 6% não souberam ou não responderam.
A pesquisa também revela que 55% dos entrevistados não consideram que o petista mereça uma nova chance como presidente em 2026, enquanto 42% têm uma visão diferente; 3% não expressaram opinião.
Entre os que apoiaram o chefe do Executivo no segundo turno de 2022, a maioria (74%) acredita que ele merece um novo mandato. Por outro lado, entre os eleitores de Bolsonaro, 93% se opõem a essa ideia.

Quando perguntados sobre quem seria o melhor opositor a Lula caso Bolsonaro não possa concorrer, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi a mais mencionada, com 28% das respostas, seguida por Tarcísio, com 24%, e pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) com 10%. Um percentual de 26% dos entrevistados não soube ou não respondeu.
Vale destacar que, apesar de ter sido ministro de Bolsonaro, Tarcísio mantém sua lealdade ao padrinho político, porém não se posiciona como seu sucessor.
A pesquisa, conduzida pela Quaest e financiada pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, contou com 2.045 entrevistas presenciais realizadas em 120 municípios brasileiros, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.