Eleições nos EUA: Trump vence primárias republicanas em New Hampshire

Atualizado em 24 de janeiro de 2024 às 6:37
Donald Trump e Nikki Halley. (Foto: Reprodução)

A agência de notícias Associated Press anunciou na terça-feira (23) que Donald Trump saiu vitorioso nas primárias do Partido Republicano em New Hampshire, derrotando a única concorrente, a ex-embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley.

Com 91% dos votos apurados até o fechamento das urnas às 20h locais (22h em Brasília), Trump conquistou 54,6%, garantindo 11 delegados. Haley, por sua vez, obteve 43,2%, assegurando 8 delegados. Outros candidatos somaram 2,2%.

Após a projeção da vitória, Nikki Haley parabenizou Trump em seu discurso, reafirmando sua permanência na corrida presidencial. “Essa corrida está longe do fim, há dezenas de estados ainda. O próximo é o meu, da Carolina do Sul”, afirmou, desafiando as especulações de encerramento precoce.

Já Trump, abriu seu discurso zombando de Haley, chamando-a de impostora. Ele enfatizou a continuidade da corrida e criticou a atitude de sua concorrente: “Ela está fazendo um discurso como se tivesse vencido. Ela perdeu. Ela teve uma noite muito ruim”.

Resultado das primárias

Os resultados apontam que Trump obteve apoio significativo nas pequenas cidades de New Hampshire, onde reside a maioria dos eleitores republicanos. A maioria desses eleitores não possui diploma universitário, e cerca de dois terços votaram em Trump, principalmente aqueles que se identificam como conservadores.

Donald Trump, candidato à Presidência dos EUA. (Foto: Reprodução)

Os eleitores de New Hampshire são considerados independentes e moderados, tornando esta etapa das primárias uma oportunidade estratégica para Haley. Antes da votação, aliados de Trump pressionaram a candidata a desistir, mas ela reiterou sua determinação em seguir adiante.

Segunda vitória consecutiva de Trump

Esta é a segunda vitória consecutiva de Trump, que já havia triunfado em Iowa. A exibição sólida nestes dois estados iniciais representa um feito histórico, sendo a primeira vez desde 1976 que um pré-candidato republicano conquista ambos.

Mesmo diante da pressão para abandonar a corrida, a gerente de campanha de Haley, Betsy Ankney, emitiu um comunicado destacando a prematuridade de considerar o fim das primárias.

“A classe política e a mídia querem coroar Donald Trump. Dizem que a corrida acabou. Não é assim que funciona”, enfatizou Ankney, mantendo a confiança na continuidade da disputa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link