Eleições são função da Justiça Eleitoral, diz presidente do STM

Atualizado em 27 de julho de 2022 às 20:56
O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Luís Carlos Gomes Mattos. Foto: STM/Divulgação

O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), o ministro Luís Carlos Gomes Mattos, afirmou que quem deve cuidar das eleições é a Justiça Eleitoral e não os militares. Para o magistrado, as Forças Armadas não devem se envolver com a disputa que ocorre neste ano.

“Não esquecendo que nós temos uma Justiça Eleitoral e ela é a responsável pelo funcionamento real daquilo. Nossa missão é diferente, não temos que nos envolver… temos que garantir que o processo seja legítimo e tudo. Essa é a missão das Forças Armadas”, disse o presidente do STM.

Gomes vai se aposentar nesta quinta (28) por ter completado a idade limite para permanecer no serviço público: 75 anos. Em seu último dia no cargo, ele teve uma solenidade para marcar sua despedida.

“Nós vamos atuar dentro daquilo que está previsto para garantir que o processo seja legitimo e que ao final tenha o respaldo popular”, prosseguiu.

É mais uma manifestação importante de um militar graduado diante dos arreganhos golpistas de Jair Bolsonaro.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, disse mais cedo na quarta-feira (27) que o ministro da Defesa do Brasil, general Paulo Sérgio Nogueira, afirmou a ele que as Forças Armadas estão focadas em fornecer segurança para garantir uma eleição “segura e transparente” em outubro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link