Eleitor de Bolsonaro desaprova STF e não vê chance de golpe, diz Datafolha

Atualizado em 4 de agosto de 2022 às 6:54
Presidente Jair Bolsonaro.
Foto por: Reprodução

Os eleitores que pretendem votar no presidente Jair Bolsonaro (PL) desaprovam, em geral, o trabalho dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quase metade avalia o trabalho do STF como ruim ou péssimo (46%), parcela que é de apenas 33% entre os eleitores em geral, mas têm uma visão levemente mais otimista que os outros quanto à atuação do Congresso Nacional, a aprovação (15%) é um pouco maior (contra 11% em Lula e 10% em Ciro), ainda que dentro das margens de erro.

Uma parcela de 12% dos apoiadores do presidente diz ter sido ameaçada verbalmente nos últimos meses por suas posições políticas, ante 19% do seu principal rival, portanto no limite das margens de erro. Já as ameaças físicas foram relatadas por 5% dos bolsonaristas e 9% dos lulistas. Os eleitores de Bolsonaro pretendem reeleger o presidente acreditando que ele não dará um golpe de Estado —90% deles pensam dessa maneira, índice muito acima dos eleitores de Lula (35%) e Ciro (51%). Eles são os que menos confiam nas urnas eletrônicas (31% não confiam), contra 20% na média geral.

Os apoiadores do atual mandatário são mais presentes e engajados nas redes sociais do que os eleitores do seu principal rival, Luiz Inácio Lula da Silva (76% delas têm alguma conta e 84% têm aplicativos de mensagem). Elas também se dizem mais engajadas —38% seguem os perfis do atual mandatário, contra 25% do ex-presidente. A maioria nunca deixou de publicar, compartilhar ou comentar algo sobre política para evitar discussões com amigos ou familiares, nem saiu de grupos pelo mesmo motivo (54%, contra 43% de Lula) e são os que menos fogem de assuntos políticos na internet por medo de causar discussões com amigos ou familiares.

Sete em cada dez eleitores de Bolsonaro acreditam que ele aumentou o Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 e criou novos benefícios até o fim do ano para ajudar quem precisa, e não para ganhar votos.

Os assuntos foram questionados na última pesquisa Datafolha, feita com 2.556 pessoas acima de 16 anos em 183 cidades de todo o país nos dias 27 e 28 de julho. Ela foi contratada pela Folha e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01192/2022. A margem de erro total é de dois pontos percentuais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link