Quase um quarto do eleitorado de Bolsonaro em 2018 vai votar em Lula, diz Datafolha

Atualizado em 26 de setembro de 2021 às 8:20
Veja Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro. (Fotos: Charles Platiau/Reuters e Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução)

Considerando a massa de eleitores de Jair Bolsonaro (sem partido) no segundo turno, em 2018, hoje esse grupo expressa uma mistura ideológica que vai de alinhamento ao presidente na defesa do governo ao voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. Parte dos bolsonaristas se mantém fiel e parte se arrependeu.

Três questões do instituto Datafolha mostram que cerca de um quarto do eleitorado de Bolsonaro agora foi para a oposição. É próximo do montante de eleitores do presidente que declara voto em Lula, num segundo turno contra Bolsonaro —23%. A maioria repete o voto (65%), e 12% declararam voto em nenhum, nulo ou branco.

LEIA MAIS:

1 – Cascavel, ex-homem forte de Pazuello, vira réu por suspeita de estuprar neta

2 – Exclusivo: mensagens mostram que Lava Jato montou anteprojeto ilegal que beneficiaria Deltan e atentaria contra o MP

Trocaram Bolsonaro por Lula

Veja Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro. (Fotos: Charles Platiau/Reuters e Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução)

Ponto de vista dos eleitores de Bolsonaro está registrado na pesquisa Datafolha deste mês a respeito da avaliação do governo federal, do cenário eleitoral para o ano que vem e de opiniões sobre democracia.

O instituto ouviu presencialmente 3.667 pessoas com mais de 16 anos, em 190 municípios de todo o país, entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No caso da amostra de eleitores de Bolsonaro, a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. ​

Em geral, se comparado com a média da população, o eleitor de Bolsonaro tem melhor avaliação do governo e responsabiliza menos o presidente por mazelas como desemprego, inflação e crise de energia.

Mas uma parte se descolou do bolsonarismo e não repetiria seu voto, chegando a avaliar o governo como péssimo, a defender impeachment e a declarar escolha pelo ex-presidente.

O eleitor de Bolsonaro se alinha com o restante dos brasileiros ao elencar saúde, desemprego e economia como os principais problemas do país, nesta ordem, e ao defender vacinas e máscaras em sua esmagadora maioria.

No total, 53% da população considera a gestão Bolsonaro ruim ou péssima; 24% a veem como regular e 22% avaliam como ótima ou boa. A maioria se inverte no caso dos eleitores do presidente: 46% de ótimo ou bom, 31% de regular e 22% de ruim ou péssimo.

Nunca confiam nas declarações do presidente 57% dos brasileiros, enquanto 28% confiam às vezes e 8% confiam sempre. Mesmo entre quem votou em Bolsonaro em 2018, 25% nunca confiam no que ele diz —34% sempre confiam e 40% às vezes confiam.

O Datafolha mostra que 24% dos que elegeram Bolsonaro querem que o Congresso analise seu impeachment. Outros 73% não querem isso. Na população, a proporção é de 56% favoráveis e 41% contrários.

Com informações da reportagem da Folha de S.Paulo.