Eleitores nordestinos sofrem ataques por preferirem Lula

Atualizado em 6 de outubro de 2022 às 22:04
Ex-presidente Lula (PT). Foto: Ricardo Stuckert

Desde a contabilização dos votos no primeiro turno no último domingo (2), eleitores nordestinos vêm sofrendo ataques de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), por terem sido a região que mais votaram no ex-presidente e candidato Lula (PT). O petista obteve 67% dos votos válidos no Nordeste.

Um dos ataques após a eleição veio do próprio presidente, na quarta-feira (6), durante transmissão nas redes sociais, Bolsonaro associou o analfabetismo à vitória de Lula no Nordeste e culpou o PT por índices negativos na área na região.

“Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste”, disse.

Mapa nacional com resultados da votação do primeiro turno das eleições

Nesta quinta-feira (6) o petista rebateu a fala de Bolsonaro, onde buscou trazer o tema para o centro do debate eleitoral: “Quem tem uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse sujeito. Os nordestinos estão em todo o Brasil, trabalham e constroem esse país. Que Bolsonaro busque o voto da turma da rachadinha do Queiroz.”

Em áudio que viralizou, um homem que não foi identificado, afirma que os eleitores do Nordeste deveriam morrer: “Esses nordestinos têm que morrer metade, aonde é que se viu, os caras… 66% para o Lula, esses caras não merecem. […] Esses nordestinos tem que morrer tudo de fome, tem que desmembrar o Nordeste do Brasil”.

Entretanto, os ataques não ficaram apenas no anonimato. Em Uberlândia, a advogada e vice-presidente da OAB na cidade, Flávia Moraes, postou um vídeo ao lado de duas amigas em tom ofensivo contra os eleitores do Nordeste.

“Nós geramos empregos, pagamos impostos e gastamos nosso dinheiro lá no Nordeste. Não vamos mais ao Nordeste dar nosso dinheiro para quem vive de migalhas. Vamos gastar no Sudeste, no Sul ou até fora do país.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link