Destaques

Elio Gaspari, Cortázar e os chacais da imprensa. Por Marcius Cortez 

Elio Gaspari

O genial romancista e contista mexicano Juan Rulfo cimentou na pedra do tempo duas palavras sobre Julio Cortázar: ele era um bom homem e um bom escritor. 

O bom escritor fica por conta do gesto amplo de sua ficção, das alterações que introduziu na engenharia do conto, da sua ousadia em romper com as convenções da linguagem e da sua escrita que prima pelo novo e pelo original. 

O bom homem fica por conta de seu humanismo. Cortázar se sacrificou pela justiça abraçando a militância política, amava a revolução cubana, engajou-se na luta pelo fim da ditadura no Brasil, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina e viajou diversas vezes para Nicarágua, apaixonado que estava pela revolução sandinista. 

Em 1970 publicou “Literatura na revolução e revolução na literatura”, fruto da polêmica que manteve com Mario Vargas Llosa e Oscar Collazos. No mesmo ano, participou em Paris do seminário “O intelectual e a política”. 

Em 73, quando ganhou o Médicis Étranger pelo romance “O livro de Manoel” entregou o dinheiro do prêmio a Rafael Agustin Gumulio da Frente Unificada da Resistência Chilena. Em 74 integra o Tribunal de Russell ao lado de Gabriel García Márquez. 

Cortázar não abria mão de suas pesquisas literárias, porém quando soava o botão de alerta, ele não se omitia. Em 1971 quando Fidel Castro fez vista grossa para uma temporada de caça às bruxas em Cuba (o caso Heberto Padilla), o escritor pôs a boca no trombone. Redigiu e divulgou um manifesto porrada cujo título era “A hora dos chacais”.

Leia esse trecho: “De que serve escrever a boa prosa, de que vale expor razões e argumentos se os chacais velam, a manada se atira contra o verbo. O mutilam, o jogam onde querem, deixam de lado o resto, transformam o branco em negro, o sinal de mais vira o sinal de menos, os chacais são sábios nos telex, são as tesouras da infâmia e do mal-entendido(…) Fabricarão mais uma vez a mentira que corre, a dúvida que se instala, gente que abre seu jornal e procura a verdade e se encontra com a mentira maquiada, os bocados prontos, e vai engolindo baba pré-fabricada, merda em pulcras colunas, e há quem acredite e ao acreditar esquece o resto, tantos anos de amor e combate (…) é a hora do Chacal, dos chacais e de seus obedientes: os mando todos à reputa mãe que os pariu e digo o que vivo e o que sinto e o que sofro e o que espero”. 

“A hora dos chacais” lhe custou um esfriamento com Cuba. Lendo-o hoje é estarrecedor como as palavras duras de Cortázar se aplicam ao que ocorre no Brasil após a divulgação do documento da CIA confirmando a participação dos Generais Geisel e Figueiredo no extermínio de opositores. 

Os chacais stalinistas cubanos e os chacais da imprensa brasileira se utilizam da mesma estratégia, o mascaramento da realidade, a deformação e o oportunismo.

O caso é especialmente vexatório para o autor de “A Ditadura Envergonhada”, “A Ditadura Escancarada”, “A Ditadura Encurralada”, “A Ditadura Derrotada”, pois apesar de suas críticas à violência da repressão aos subversivos é imperdoável a imagem que Elio Gaspari constrói do ditador Geisel enaltecendo seu caráter humanista, general civilizador, bom coração.

Esperamos que o jornalista tenha a humildade de fazer uma errata para a obra. Não fica bem passar o recibo de que compôs o elogio a um Presidente sanguinário, um facínora torturador de crianças e assassino de heróis brasileiros que deram suas vidas em nome da justiça social e da democracia. 

Antes tínhamos convicções, agora chegaram as provas. Ainda dá tempo de Gaspari pedir desculpas e sair de cena. Caso contrário, corre o risco de ser visto pelas gerações futuras como o decano dos chacais da imprensa tabajara.   

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Anac libera Base Aérea de Canoas para voos comerciais

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou na sexta-feira (17) a operação de voos…

11 minutos ago

Sobrinho de ex-presidente, Orestes Bolsonaro será julgado em SP por tentar matar ex e namorado

O empresário Orestes Bolsonaro Campos está prestes a enfrentar o júri popular na capital paulista,…

16 minutos ago

Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets ao RS

A Força Aérea Brasileira (FAB) embarcou na manhã deste sábado (18) 20 toneladas de ração…

23 minutos ago

Cobasi confirma morte de animais afogados em loja alagada de Porto Alegre

A empresa Cobasi confirmou na sexta-feira (17) a morte de todos os animais que estavam…

41 minutos ago

Em defesa do sistema contra as cheias. Por Moisés Mendes

Publicado originalmente no "Blog do Moisés Mendes" Compartilho o documento elaborado por técnicos da área…

45 minutos ago

Lideranças do PL e União Brasil conchavam rasteira contra Nunes na eleição em SP

Lideranças do União Brasil e do PL em São Paulo expressaram crescente descontentamento com o…

1 hora ago