Elio Gaspari critica a terceira via: “Parece piada”

Atualizado em 17 de abril de 2022 às 8:09
João Doria e Simone Tebet de mãos dadas posando para a foto. terceira via
João Doria e Simone Tebet. Foto: Divulgação

O colunista Elio Gaspari escreveu um artigo para a Folha de S. Paulo e criticou os pré-candidatos da terceira via. Ele explicou ao leitor que partidos e lideranças buscam união para ter um único nome na corrida eleitoral para disputar contra Jair Bolsonaro e Lula. No entanto, não conseguem entrar em consenso e nem apresentar boas ideias aos eleitores.

“Quatro partidos buscam um candidato de consenso para marcharem unidos na eleição presidencial. Parece piada. Consenso em relação a quê? O PSDB fez uma prévia vencida pelo governador João Doria. O MDB tem uma candidata na rua e boa parte de sua caciquia na sala dos jantares de Lula. O União Brasil (ex-DEM, ex-PFL, ex-PDS e ex-Arena) tem no doutor Luciano Bivar um candidato de fantasia”, afirmou.

E ainda completou: “Doria ganhou a prévia, mas Eduardo Leite não saiu do páreo. Simone Tebet sabe, desde o primeiro momento, que suas dificuldades estão numa caciquia que não pretende descolar de Lula. Cada um dos candidatos da terceira via não tem consenso a começar no próprio partido”.

Elio destacou que há muita conversa entre os pré-candidatos da chamada terceira via, mas há um deserto de ideias entre eles. “O país parece estar saindo de uma pandemia que matou mais de 600 mil pessoas, na qual milhões foram salvas pelo SUS. Os planos de saúde ameaçam com um aumento histórico. No início da pandemia, recusaram-se a cobrir os custos de testes. Alguém ouviu uma palavra dos candidatos da terceira via sobre a saúde pública? Inflação? Desemprego?”, questionou.

Elio Gaspari não acredita na terceira via

O colunista comentou que os pré-candidatos podem se unir, mas que devem ter poucas chances contra Lula e Bolsonaro, já que os dois conseguem discursar para o que ele chama de “andar de baixo”. “Por isso a eleição está polarizada”, completou.

“Até meados de maio a turma da terceira via e do consenso buscará um sabor comum a dois punhados de areia, um pedaço de melancia, e meio bife. Podem até se unir em torno de um candidato que cresça, mas dificilmente irão juntos até a eleição”, concluiu.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link