Elio Gaspari exalta sucesso do resgate dos brasileiros em Israel

Atualizado em 15 de outubro de 2023 às 7:56
Brasília (DF) 11/10/2023 – O primeiro avião da FAB trazendo 211 brasileiros de Israel. (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

O jornalista Elio Gaspari, em artigo publicado em sua coluna na Folha de S.Paulo, comentou sobre a recente operação de resgate encabeçada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no resgate dos cidadãos brasileiros na Palestina após a eclosão do conflito entre Israel e o Hamas. Ele ainda comparou o sucesso da recente operação ao fracasso da tentativa frustrada da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no resgate de 34 brasileiros que estavam na China durante a pandemia do Covid-19.]:

Quem se lembra das trapalhadas ocorridas em 2020 para resgatar 34 brasileiros que estavam na China durante a pandemia de Covid e viu o resgate de centenas de pessoas que estavam em Israel em voos da Força Aérea pode perceber que o Brasil funciona.

Os aviões da FAB partiram para Israel e voltaram sem teatro. Poucos países conseguiram semelhante desempenho e nações vizinhas pediram ajuda ao governo brasileiro. Na quinta-feira, um dos aviões da Presidência da República entrou na operação.

(…) Em 2020, os brasileiros eram apenas 34. Num primeiro momento a operação foi descartada, por cara. Quando ela foi autorizada, deu-se o seguinte, nas palavras de Luiz Henrique Mandetta, o ministro da Saúde que seria abatido pela obsessão do presidente Bolsonaro com a cloroquina:

“A operação foi montada para trazer 34 pessoas, mas foram usados quatro aviões e 120 pessoas para resgatá-las, um exagero. Eu disse aos militares que era prudente enviar o menor número de pessoas possível, mas mandaram gente do Exército até para filmar o resgate.”

Num lance teatral, o resgate ganhou até um nome: “Regresso à Pátria Amada Brasil”.

Brasileiros chegam em solo brasileiro vindos da China em fevereiro de 2020. (Foto: Reprodução)

Os diplomatas que organizaram o resgate dos brasileiros que estavam em Israel e os tripulantes dos aviões fizeram seus serviços sem teatro. A operação superou inúmeras dificuldades logísticas e seu sucesso não teve exibicionismos.

O serviço continua, com novos voos e com a delicada negociação para resgatar pelo menos 22 brasileiros que estão em Gaza. O Brasil funcionou, pela ação de seus servidores civis e militares. (…)

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link