Elogio de Alexandre Garcia a Bolsonaro gera repercussão nos bastidores da Globo

Atualizado em 4 de dezembro de 2018 às 10:06
Alexandre Garcia no Jornal Nacional: jornalista com personalidade ou editorialista da Globo? Foto: Reprodução/TV Globo

Daniel Castro no site Notícias da TV informa que o textão no Facebook em que Alexandre Garcia elogia o presidente eleito, Jair Bolsonaro, contrariando normas editoriais da Globo, gerou teorias conspiratórias nos bastidores da emissora. Em uma delas, Garcia estaria de saída da casa e negociando um cargo na área de Comunicação do novo governo. Em outra, o jornalista teria apenas dado um recado da emissora ao futuro mandatário da nação, numa tentativa de aproximação.

De fato, circulam boatos em Brasília de que Alexandre Garcia poderá vir a ocupar um cargo importante no governo Bolsonaro. É fato também que a Globo não tem mais renovado contratos com jornalistas veteranos. Em abril, dispensou Tonico Ferreira, 70 anos, 37 de casa. No mês passado, foi a vez de André Luiz Azevedo, 68 anos, 36 de Globo.

Comentarista político do Bom Dia Brasil e apresentador eventual do Jornal Nacional, Alexandre Garcia tem 78 anos e está na Globo desde o início da década de 1980, quando perdeu o cargo de porta-voz do último presidente da Ditadura Militar, João Batista Figueiredo, ao posar seminu para uma revista.

Alguns jornalistas da Globo têm fama de serem portadores de textos que interessam à própria emissora. Era o caso, por exemplo, de William Waack, nas contundentes aberturas do Jornal da Globo. Garcia, apontam colegas, seria uma espécie de editorialista disfarçado no telejornal matinal. No Bom Dia, no entanto, seus comentários não têm 10% da contundência do post no Facebook (leia abaixo).

O silêncio da Globo sobre a infração de Alexandre Garcia aos seus Princípios Editoriais corrobora com a tese de que o jornalista estaria usando as redes sociais para demonstrar seu apoio a Jair Bolsonaro e atuando como “ponte” para aproximar os Marinhos do presidente eleito. O Notícias da TV pediu um posicionamento da emissora ontem de manhã, mas não houve resposta até a publicação deste texto.