Elon Musk usa apoio de líderes da extrema-direita para benefício próprio; entenda

Atualizado em 13 de maio de 2024 às 17:53
O presidente da Argentina, Javier Milei, e o bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter). Foto: Divulgação

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, tem usado sua influência política para promover líderes de direita e obter vantagens comerciais para suas empresas em diferentes países, como Argentina, Índia e Brasil. Com informações do The New York Times.

Na Argentina, após a eleição de Javier Milei como presidente, Musk demonstrou interesse no lítio, essencial para as baterias dos carros elétricos da Tesla.

Através de seu apoio a Milei, Musk está negociando benefícios para os mineradores internacionais de lítio, visando garantir um fornecimento estável e possivelmente mais barato para sua empresa.

Enquanto isso, na Índia, Musk conseguiu tarifas de importação mais baixas para veículos da Tesla, abrindo um novo mercado para o Starlink da SpaceX.

Sua influência política na Índia foi ampliada pelo uso estratégico do X, uma rede social de sua propriedade, que é um importante fórum de discussão política no país.

Jair Bolsonaro e Elon Musk. Foto: Reprodução

No Brasil, Musk colaborou com o presidente Bolsonaro para trazer o Starlink, prometendo conectividade para escolas rurais. No entanto, apesar das promessas, o plano não foi totalmente realizado.

Além disso, Musk usou o X para questionar a imparcialidade do Twitter no país durante acusações de fraude eleitoral, influenciando a moderação de conteúdo na plataforma.

Esses episódios evidenciam a habilidade de Musk de usar sua influência política para moldar alianças estratégicas e interferir em questões políticas nacionais, visando obter vantagens para suas empresas.

Seja promovendo líderes de direita, como Milei e Bolsonaro, ou influenciando políticas de importação e moderação de conteúdo, Musk demonstra um claro interesse em utilizar sua posição para beneficiar seus negócios.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link