Em 12 horas, chove em João Pessoa metade do que foi previsto para maio

Atualizado em 28 de maio de 2024 às 21:48
Cruzamento entre as avenidas Dom Pedro II e Coremas, no Centro de João Pessoa, alagado, com ônibus e moto passando em sentidos diferentes
Cruzamento entre as avenidas Dom Pedro II e Coremas, no Centro de João Pessoa, alagado – Reprodução/TV Cabo Branco

Nesta terça-feira (28), João Pessoa, capital da Paraíba, enfrentou um volume impressionante de chuvas, contabilizando 125 milímetros em apenas 12 horas. Essa quantidade representa metade da quantidade esperada para todo o mês de maio. Os dados foram fornecidos pela Aesa-PB (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba).

Os intensos alagamentos resultaram no bloqueio de pelo menos 10 pontos da cidade. A Semob-JO (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa) relatou interrupções temporárias no tráfego em várias vias e problemas em diversos semáforos, que já foram reparados.

A tempestade causou a queda de quatro árvores nas ruas Tabelião Estanislau Eloy, Três Ruas, Rangel e Parque Solon de Lucena. A prefeitura de João Pessoa aconselha os moradores a evitarem essas áreas.

Até o momento, não foram reportadas ocorrências graves, feridos ou desalojados. Vídeos nas redes sociais mostram casas alagadas e carros submersos. A Defesa Civil de João Pessoa orienta os moradores a deixarem áreas de risco ao menor sinal de anormalidade. Jailton Gomes, coordenador da Defesa Civil, afirmou que equipes estão monitorando barreiras, encostas e margens dos rios para garantir a segurança da população.

A chuva não estava prevista inicialmente para esta terça-feira. O alerta laranja do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi emitido às 7h21. Em apenas seis horas, choveu metade do volume esperado para todo o mês. Gomes reforçou a importância de abandonar imediatamente áreas de risco em caso de movimentação de massa e contatar a Defesa Civil.

João Pessoa permanecerá em estado de alerta até às 10h desta quarta-feira (29). Segundo o Inmet, há previsão de chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, com riscos de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link