
Nesta terça-feira (28), João Pessoa, capital da Paraíba, enfrentou um volume impressionante de chuvas, contabilizando 125 milímetros em apenas 12 horas. Essa quantidade representa metade da quantidade esperada para todo o mês de maio. Os dados foram fornecidos pela Aesa-PB (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba).
Os intensos alagamentos resultaram no bloqueio de pelo menos 10 pontos da cidade. A Semob-JO (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa) relatou interrupções temporárias no tráfego em várias vias e problemas em diversos semáforos, que já foram reparados.
A tempestade causou a queda de quatro árvores nas ruas Tabelião Estanislau Eloy, Três Ruas, Rangel e Parque Solon de Lucena. A prefeitura de João Pessoa aconselha os moradores a evitarem essas áreas.
Jardim São Paulo aqui em João Pessoa ta tudo alagado pic.twitter.com/H3jmnHXc0y
— Dja (@djalmabmfl) May 28, 2024
Até o momento, não foram reportadas ocorrências graves, feridos ou desalojados. Vídeos nas redes sociais mostram casas alagadas e carros submersos. A Defesa Civil de João Pessoa orienta os moradores a deixarem áreas de risco ao menor sinal de anormalidade. Jailton Gomes, coordenador da Defesa Civil, afirmou que equipes estão monitorando barreiras, encostas e margens dos rios para garantir a segurança da população.
A chuva não estava prevista inicialmente para esta terça-feira. O alerta laranja do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi emitido às 7h21. Em apenas seis horas, choveu metade do volume esperado para todo o mês. Gomes reforçou a importância de abandonar imediatamente áreas de risco em caso de movimentação de massa e contatar a Defesa Civil.
João Pessoa permanecerá em estado de alerta até às 10h desta quarta-feira (29). Segundo o Inmet, há previsão de chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, com riscos de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios.
Ver essa foto no Instagram