Em 24h, EUA promovem 2º ataque no Iêmen contra os houthis

Atualizado em 13 de janeiro de 2024 às 13:16
Aeronave Typhoon da RAF decolando da RAF Akrotiri, em Chipre, para uma missão de atacar alvos no Iêmen. Foto: Sgt Lee Goddard, UK Ministry of Defence via AP

Os Estados Unidos retomaram os ataques a alvos dos rebeldes houthis no Iêmen na madrugada deste sábado (13), em resposta à ofensiva do grupo iemenita contra embarcações no mar Vermelho. A primeira onda de bombardeios ocorreu um dia antes, e a segunda investida foi realizada durante a noite de sexta-feira (12) no Brasil.

Um alto funcionário do gabinete político do grupo rebelde, em entrevista à rede qatari Al Jazeera, afirmou que, apesar de ninguém ter ficado ferido, uma resposta “forte e eficaz” será dada aos ataques conduzidos por Washington.

O Comando Central americano confirmou o ataque terrestre noturno, utilizando mísseis Tomahawk contra uma base de radares houthi, com o objetivo de diminuir a capacidade dos rebeldes de atacar embarcações marítimas, incluindo navios comerciais.

Aeronave Typhoon da RAF decolando da RAF Akrotiri, em Chipre, para uma missão de atacar alvos no Iêmen. Foto: reprodução

Após o ataque, o controle marítimo do Reino Unido relatou que um míssil lançado de Aden, cidade do Iêmen, caiu a cerca de 500 metros de um navio no mar Vermelho. O navio-tanque, com bandeira do Panamá e transporte de petróleo russo, afirmou ser seguido por pelo menos três pequenas embarcações.

Após a primeira ofensiva liderada pelos EUA com o Reino Unido na sexta-feira, os rebeldes houthis reafirmaram o compromisso de continuar os ataques na rota marítima, desafiando os alertas de Washington. A ação deste sábado é considerada uma ação isolada dos EUA, com menor amplitude em comparação à sexta-feira.

Vale destacar que, desde meados de novembro, os houthis realizaram 27 ataques a navios em uma das rotas comerciais mais importantes do mundo, desafiando alertas de Washington e alegando mirar embarcações ligadas a Israel em apoio aos palestinos na Faixa de Gaza.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link