Em almoço com repatriados, Lula diz que reféns da Faixa de Gaza precisam ser liberados

Atualizado em 25 de dezembro de 2023 às 15:10
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de almoço com repatriados da Faixa de Gaza. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (25) de um almoço de Natal com repatriados da Faixa de Gaza. O evento ocorreu no Hotel de Trânsito da Base Aérea de Brasília.

Em discurso, o petista reiterou o compromisso do governo em resgatar famílias que estão em Gaza e desejam retornar ao Brasil. Lula afirmou ainda que vai seguir atuando junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para viabilizar a criação do Estado Palestino e garantir “que os povos possam viver em paz”.

“Nossa diplomacia vai continuar conversando com a diplomacia de Israel para liberar as pessoas que ainda estão na Faixa de Gaza, os companheiros de vocês que querem vir para o Brasil. Enquanto tiver alguém na Faixa de Gaza querendo voltar para o Brasil, nós estaremos à disposição para buscar”, disse.

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, o Brasil já repatriou mais de 1,5 mil pessoas. O presidente também lamentou a morte de pessoas sem envolvimento com o conflito.

“Se tiver mais gente que a gente consiga liberar, vamos buscar e trazer de volta ao Brasil. Quero dizer para vocês que não é humanamente possível aceitar o que está acontecendo na fronteira. Não é possível a morte de tantas mulheres e crianças, a destruição de todo o patrimônio que foi construído pelo povo palestino”, prosseguiu.

Lula afirmou que continuará conversando com outros governos. “Tenho certeza que vocês serão tratados da forma mais amistosa e respeitosa possível. Sei que ainda estão aguardando outros parentes serem liberados. O nosso governo vai continuar a conversar com todos os governos”, declarou.

Veja o vídeo:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link