Em Blumenau (SC) há 63 células neonazistas, diz estudo enviado à ONU

Atualizado em 9 de abril de 2024 às 22:48
Grupo de homens sem camisa em pé, perto de agente e de símbolos nazistas
Número de movimentos neonazistas no Brasil aumentou – Reprodução

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) emitiu um alerta à Organização das Nações Unidas (ONU), destacando um aumento significativo nos movimentos neonazistas no Brasil, com especial atenção para o estado de Santa Catarina. Com informações da Mídia Ninja.

O relatório do CNDH aponta para um cenário alarmante de expansão desses grupos, acompanhado por um aumento no discurso de ódio, especialmente direcionado às mulheres, à população negra e à comunidade LGBTQIAPN+.

O documento revela casos preocupantes em Santa Catarina, incluindo a descoberta de um grupo que estava envolvido na comercialização de artefatos nazistas.

Além disso, um estudo conduzido pela antropóloga e especialista no tema, Adriana Dias, recentemente morta, destaca que Blumenau, uma cidade com 365 mil habitantes, abriga surpreendentes 63 células neonazistas. Esse número é particularmente impactante quando comparado aos 96 grupos identificados na capital paulista, que tem uma população de 12 milhões de habitantes.

Vista aérea da cidade de Blumenau
Blumenau abriga surpreendentes 63 células neonazistas – Reprodução

O CNDH está tomando medidas proativas para enfrentar essa situação preocupante. Eles decidiram acionar a ONU, buscando incluir o Brasil em um relatório sobre formas contemporâneas de racismo que está sendo preparado pela organização. Este relatório será apresentado durante a 56ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, programada para ocorrer entre junho e julho deste ano.

Diante da gravidade da situação, o CNDH está organizando uma comitiva que irá a Santa Catarina nesta quarta-feira (10). O objetivo principal é ouvir possíveis vítimas, autoridades locais e especialistas. O itinerário da visita incluirá cidades como Blumenau e Florianópolis, onde os casos de atividades neonazistas têm sido mais evidentes.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link