Em carta de fim de ano, Lula diz que metalúrgicos o “ensinaram o significado da palavra companheiro”

Atualizado em 31 de dezembro de 2020 às 9:47
Luiz Inácio Lula da Silva

Originalmente publicado em SM ABC

Por Luiz Inácio Lula da Silva

Aos meus companheiros e companheiras metalúrgicos e metalúrgicas do ABC,

Hoje se encerra um ano difícil, talvez um dos mais difíceis que já atravessamos. Um ano em que convivemos com a perda, com o medo, com a saudade.

Mas hoje não quero escrever sobre a parte ruim. Se 2020 foi um ano desafiador, vocês, companheiros, mais uma vez mostraram a força da solidariedade e da união dos trabalhadores.

Seja na luta pela manutenção dos empregos ou na defesa de um ambiente seguro para a volta ao trabalho, mais uma vez, os metalúrgicos e metalúrgicas do ABC mostraram a grandeza de uma categoria unida.

Juntos, seguiram na contramão de um dos mais graves períodos de ataques e retrocessos impostos à classe trabalhadora. Uma luta coletiva que garantiu trabalho e sustento a milhares de famílias.

Enquanto o país atravessa uma crise de desesperança sem precedentes, hoje quero lembrar a vocês que foram os metalúrgicos do ABC que, há 40 anos, me ensinaram o significado da palavra companheiro. Uma palavra que significou tanto nesse 2020.

Que em 2021 possamos abraçar nossos companheiros e enfrentar o que vier, juntos, mais uma vez. E que não nos falte a esperança, aquela que é verbo. Esperançar, como nos ensinou Paulo Freire.

Feliz Ano Novo, com saúde, paz e união.

Do sempre companheiro

Lula