Em carta, Milei diz a Lula que Argentina não vai aderir ao Brics

Atualizado em 29 de dezembro de 2023 às 12:15
Javier Milei e Lula. Foto: reprodução

O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao Brasil expressando a decisão de recusar a entrada do país no Brics.

Segundo informações obtidas pela GloboNews, Milei afirmou não considerar oportuna a adesão ao bloco dos países emergentes, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, apesar do convite estendido à Argentina e a outros cinco países em agosto deste ano.

Caso aceitasse o convite, a Argentina formalizaria sua adesão a partir de 1º de janeiro de 2024. Milei mencionou na carta que algumas decisões tomadas pela gestão anterior, como a criação de uma unidade especializada para a participação ativa no Brics, seriam revistas.

“Algumas decisões tomadas pela gestão anterior (do ex-presidente Alberto Fernández) serão revisadas. Entre elas, encontra-se a criação de uma unidade especializada para a participação ativa do país (Argentina) no Brics (…)”, escreveu Milei.

A carta, recebida em Brasília em 22 de dezembro, foi encaminhada aos líderes dos demais membros do Brics.

A carta enviada pelo governo argentino ao brasileiro negando convite para aderir ao Brics, em 22 de dezembro de 2023. — Foto: Reprodução
A carta enviada pelo governo argentino ao brasileiro negando convite para aderir ao Brics — Foto: Reprodução

Fontes do governo brasileiro informaram que a postura de Buenos Aires não foi uma surpresa para Brasília, visto que em novembro a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, já havia indicado a recusa de adesão ao bloco.

Em agosto, quando ainda era candidato à presidência da Argentina, Milei expressou sua oposição à entrada do país no Brics, argumentando que o alinhamento geopolítico é com os Estados Unidos e Israel, não com países comunistas.

Vale destacar que na última cúpula do Brics, realizada em agosto de 2023, os membros do grupo decidiram ampliar o bloco, estendendo convites formais a seis países: Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

O debate sobre a expansão do Brics esteve em destaque durante as reuniões em Joanesburgo. Os países convidados precisarão cumprir certas condições para se juntar ao grupo a partir de 1º de janeiro de 2024.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.