O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta terça-feira (30) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a situação na Venezuela após as eleições presidenciais do último domingo (29). O atual chefe de Estado estadunidense confirmou o diálogo por meio de um post em seu perfil no X, antigo Twitter.
”Hoje, falei com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil para discutir uma série de questões bilaterais e regionais, incluindo a situação política emergente na Venezuela após a eleição presidencial”, escreveu Biden na noite de terça-feira (30).
Um dos assuntos abordados pelos presidentes, ainda segundo Biden, é a liberação das atas e documentos que comprovem a legalidade da vitória de Nicolás Maduro nas recentes eleições presidenciais ocorridas na Venezuela.
”Concordamos com a necessidade de uma liberação imediata de dados de votação completos, transparentes e detalhados no nível das seções eleitorais pelas autoridades eleitorais venezuelanas”, declarou.
Biden encerra a postagem declarando que se compromete sobre a questão: ”E nos comprometemos a permanecer em estreita coordenação sobre o assunto”.
Today, I spoke with President Luiz Inácio Lula da Silva of Brazil to discuss a range of bilateral and regional issues, including the emerging political situation in Venezuela following their presidential election.
We agree on the need for an immediate release of full,…
— President Biden (@POTUS) July 30, 2024
Mais cedo, Lula já havia comentado acerca da divulgação dos dados. O mandatário sugeriu que, para “resolver a briga”, as autoridades locais devem apresentar as atas de votação. O presidente, no entanto, afirmou estar convencido de que o processo é “normal”.
Após as eleições presidenciais realizadas no domingo, o presidente Nicolás Maduro foi anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela como vencedor do pleito e apto a exercer seu terceiro mandato, no período de 2025 a 2030. Ele foi proclamado vitorioso, segundo o CNE, com 51,21% dos votos contra 44% de Edmundo González, o segundo colocado. O resultado foi questionado pela oposição, que alegou fraude nas urnas.
O Brasil e outros países ainda não reconheceram o resultado e pedem documentos que comprovem a veracidade das eleições.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link