Em convite, OCDE pressiona Brasil para reduzir desmatamento

Atualizado em 25 de janeiro de 2022 às 19:10
OCDE
OCDE exige compromisso com redução do desmatamento

Hoje (25), a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aprovou o convite formal para que o Brasil e mais cinco países iniciem as discussões de adesão à entidade.

A organização incluiu nos documentos que formalizam o início das negociações para o ingresso do Brasil na entidade, obrigações de redução de desmatamento e medidas de diminuição de mudanças climáticas previstas no acordo de Paris.

Na carta-convite aos países e no comunicado, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, os membros do conselho da OCDE destacam que será considerado o comprometimento dos países com metas de redução de desmatamento e perda de biodiversidade na avaliação para autorizar a entrada na organização.

Leia mais:

1- Pressionado por tucanos, FHC declara apoio a João Doria

2- Com país quebrado, Governo Bolsonaro tem recorde de arrecadação em 2021

3- Elton John adia shows após testar positivo para a Covid

Exigência de redução do desmatamento é recado para o Brasil

Ainda de acordo com a Folha, para Daniel Wilkinson, diretor da área de Meio Ambiente e Direitos Humanos da Human Rights Watch, o comunicado é uma mensagem clara para o Brasil.

“Eles passam um recado ao Brasil: estamos prontos para iniciar o processo, mas desde que vocês se comprometam com ações concretas”, diz Wilkinson. “É fato conhecido que o desmatamento no Brasil está no maior nível, e os conselheiros deixam claro que o meio ambiente será fator determinante para autorizar a entrada do Brasil na OCDE.”

Os membros do conselho da OCDE pedem que, na avaliação de cada candidato, sejam avaliados fatores como o comprometimento de “estruturar a agenda de reformas estruturais” como base para “crescimento forte, sustentável, verde e inclusivo” e de “assegurar uma efetiva proteção do meio ambiente e da biodiversidade, e ações ligadas a mudanças climáticas para atingir os objetivos do acordo do clima de Paris”.

Além do Brasil, foram convidados para iniciar o processo de adesão Argentina, Peru, Romênia, Bulgária e Croácia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link