Em decisão definitiva, Allan dos Santos é condenado a indenizar repórter da Folha em R$ 35 mil

Atualizado em 9 de maio de 2023 às 19:10
Allan dos Santos
Foto: Reprodução

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos foi condenado definitivamente a indenizar a repórter Patrícia Campos Mello em R$ 35 mil por danos morais. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu por unanimidade. A informação é da Folha de S.Paulo.

Em live e publicações nas redes sociais, o blogueiro, que está foragido, fez uma série de ofensas à jornalista da Folha, dizendo que ela havia publicado notícias “fake” e sugerindo “a possibilidade de uma foda por um furo”. As declarações ocorreram após Hans River, ex-funcionário da empresa Yacows, mentir à CPMI das Fake News e dizer que ela teria oferecido sexo em troca de informações.

O desembargador Costa Netto, relator do caso, afirmou que as expressões utilizadas pelo blogueiro não estão protegidas pelo direito à liberdade de expressão, como havia alegado o juiz Daniel Serpentino, da 12ª Vara Civil de São Paulo, que negou o pedido de indenização em primeira instância, em 2021.

“Condutas como essas devem ser veementemente reprimidas pelo Judiciário, pois além de antiéticas, do ponto de vista profissional, acarretam danos imensuráveis à imagem e honra da vítima”, afirmou o desembargador. Ele diz que a conduta de Allan extrapolou o caráter meramente crítico e de manifestação de opinião e expôs a jornalista a constrangimento.

A advogada Taís Gasparian, que defende a jornalista, afirmou que “o difícil será cobrar do Allan dos Santos, que está foragido”. O blogueiro fugiu do Brasil em 2020 após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar sua prisão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.