Em dia que fez gesto nazista, Bannon compara Moraes a juízes de Hitler

Atualizado em 19 de janeiro de 2025 às 23:17
Steve Bannon repetiu gesto nazista em evento pró-Trump neste domingo. Foto: reprodução

O estrategista político Steve Bannon, ex-assessor de Donald Trump, atacou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comparando-o a juízes nazistas da década de 1930. Em uma entrevista concedida neste domingo (19) a um canal brasileiro no YouTube, Bannon afirmou que as eleições presidenciais brasileiras de 2026 serão as mais importantes do mundo, destacando a necessidade de Jair Bolsonaro (PL) retornar à presidência.

Após fazer um gesto nazista para homenagear Bolsonaro, Bannon acusou Moraes de agir de forma radical e corrupta, dizendo que o STF e o sistema judicial brasileiro são mais corrompidos que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“É escandaloso o juiz do Supremo, e as pessoas devem saber e prever. Os brasileiros sabem que este homem é radical. Ele é como um juiz nazista dos anos 1930”, disse o extremista. “Ele eventualmente precisa ser removido do cargo. Precisamos vencer em 2026. Sua justiça é mais corrupta que a de Lula. […] Mesmo Lula sendo ruim, seu sistema judicial é mais corrupto que ele, e o juiz do Supremo Tribunal talvez seja um dos mais corruptos e uma das pessoas mais demoníacas do mundo. É por isso que é tão importante que o povo brasileiro vença em 2026 e restaure o presidente Bolsonaro na Presidência […] A eleição mais importante do mundo é a eleição do Brasil”, disse.

Embora Bolsonaro tenha tentado comparecer à posse de Trump, seu pedido de restituição do passaporte foi negado por Moraes, relator do inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado de 2022. Desde fevereiro de 2024, o passaporte do ex-presidente está apreendido por decisão de Moraes no âmbito da Operação Tempus Veritatis.

Em relação a Lula, Bannon também criticou o presidente brasileiro, acusando-o de “vender a Amazônia” ao Partido Comunista Chinês e de praticar corrupção.

Conhecido por suas ligações com líderes de extrema direita, Bannon já foi condenado por desobediência à justiça estadunidense e tem sido um aliado próximo da família Bolsonaro, especialmente dos filhos do ex-presidente de extrema-direita. Em 2023, ele usou as redes sociais para incentivar os atos golpistas em Brasília e tem sido um defensor ativo de causas associadas à extrema direita.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line