Em discurso de posse, Milei promete nova era e fala em ‘choque’ na economia

Atualizado em 10 de dezembro de 2023 às 15:59
Javier Milei em seu discurso de posse. Foto: Luis Robayo/AFP

Neste domingo (10), durante sua cerimônia de posse, o anarcocapitalista Javier Milei discursou pela primeira vez como presidente da Argentina.

Diante de uma multidão no Congresso, ele prometeu uma nova era ao povo argentino e citou um “choque” na economia do país. O presidente também afirmou ter recebido a “pior herança” entre todos os governos argentinos.

“Hoje começa uma nova era na Argentina, uma era de paz e prosperidade, uma era de crescimento e desenvolvimento, uma era de liberdade e progresso”, disse Milei.

O liberal também teceu críticas aos governos anteriores, os quais foram depreciados durante toda sua corrida eleitoral.

“Nenhum governo recebeu uma herança pior do que a que estamos recebendo”, disse o presidente.

Milei e sua vice, Vicotira Villarruel, durante posse. Foto: Reprodução

“Não há dinheiro, não há alternativa ao ajuste, não há alternativa ao choque”, exclamou diante de milhares de pessoas que se reuniram para ouvi-lo na praça em frente ao Congresso. “No curto prazo a situação vai piorar, mas depois veremos os frutos dos nossos esforços”, contou.

Milei derrotou o candidato peronista Sergio Massa no segundo turno das eleições presidenciais, ocorridas em 19 de novembro. Na posse, o ultraliberal classificou sua campanha presidencial como “casta”.

Apesar das frequentes críticas nos últimos meses, Milei cumprimentou cordialmente o presidente antecessor, Alberto Fernandez, no momento da entrega da faixa. Mauricio Macri e Cristina Kirchner também foram cumprimentados pelo atual presidente.

Confira algumas das falas do presidente argentino:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link