Em dois anos, Bolsonaro foi o Mick Jagger de 7 governos. Por Rogério Tomaz Jr.

Atualizado em 7 de novembro de 2020 às 16:12
Donald Trump e Jair Bolsonaro. Imagem: Divulgação/PR

Publicado originalmente no Diálogos do Sul:

Por Rogério Tomaz Jr.

Confira a coleção de derrotas do presidente Jair Bolsonaro, sua família e do Itamaraty na política exterior desde que chegaram ao governo.

Em menos de dois anos, acumulam Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, Estados Unidos, Israel, Itália… um currículo de fazer inveja ao Mick Jagger.

1. Argentina

O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri levou uma surra de Alberto Fernández e da ex-presidenta Cristina Kirchner e sequer chegou ao segundo turno.

2. Israel

Em Israel, Benjamin Netanyahu foi derrotado e investigado por corrupção. 

3. Bolívia

Na Bolívia, Fernando Camacho, o miliciano golpista que o embaixador Ernesto Araújo recebeu no Itamaraty, levou uma surra e a vitória de Luis “Lucho” Arce foi acachapante e histórica.

4.  Itália

Na Itália, Matteo Salvini foi escorraçado do governo e derrotado em eleições regionais. Amigão de Eduardo Bolsonaro.

5. Chile

No Chile, o governo de Sebastián Piñera afunda. A Constituição de Augusto Pinochet foi enterrada e a direita pode ficar décadas sem voltar ao governo a partir do ano que vem.

6.  Espanha

Na Espanha, a extrema-direita do Vox tentou derrubar o governo do PSOE, do presidente Pedro Sánchez e do Podemos, de Julio Iglesias, e levou uma surra histórica! O fascista corrupto é amigão do Eduardo Bolsonaro também.

7. Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o sonegador Donald Trump foi derrotado por Joe Biden graças à mobilização do Black Lives Matter e da esquerda dos Democratas com Bernie Sanders e Alexandria Ocasio-Cortez à frente!