Em família: cunhado de Roseana Sarney ganha cargo em ministério de Sarney Filho. Por Marcelo Auler

Atualizado em 20 de junho de 2016 às 21:09
Samir Murad, cunhado de Roseana Sarney
Samir Murad, cunhado de Roseana Sarney

Publicado no blog de Marcelo Auler.

 

Nomeado pelo ministro chefe da Casa Civil interino, Eliseu Padilha, o cunhado de Roseana Sarney, o advogado ambientalista Samir Jorge Murad, vai trabalhar agora no  Ministério do Meio Ambiente, que, na partilha do governo interino, coube ao deputado José Sarney Filho (PV-MA).

Samir é irmão de Ricardo Jorge Murad, marido da ex-governadora do Maranhão.

Ou seja, sem querer discutir o mérito do indicado, não deixa de ser uma “ação em família”. Família, por sinal, golpista. O chefe do clã maranhense é José Sarney que milita politicamente desde a década de 50, quando integrava a UDN. Apoiou o golpe militar, depois pulou do bonde da Arena quando viu que a redemocratização do país era inevitável.

Virou vice-presidente na chapa do peemedebista Tancredo Neves na eleição indireta de janeiro de 1985 e acabou assumindo a presidência da República definitivamente com a morte de Tancredo em abril daquele ano.

Os Sarneys apoiaram o golpe que retirou a presidente eleita, Dilma Rousseff, do poder. Isso não é novidade, pois o chefe do clã também apoiou o golpe militar que levou o país a 21 anos de ditadura e beneficiou-se dele, até como governador nomeado do seu estado, época em que ajudou a aumentar a pobreza dos maranhenses.

sarney filho nomeia murad

 

Nepotismo?

A nomeação de Samir Murad foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20/06). Para ele assumir uma vaga no conselho diretor do Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério de Meio Ambiente, o governo interino demitiu César Augusto Soares dos Santo da diretoria de Administração e Finanças.

Em 2013, Samir queria se candidatar a uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão pelo quinto dos advogados, Na época, quem escolheria o novo desembargador era a sua cunhada, Roseana Sarney, então à frente do Executivo. Mas a OAB regional barrou a indicação para não caracterizar nepotismo. Depois, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil confirmou o impedimento. Todos entenderam que se tratava de nepotismo.

E agora? Não é?