Em ligação para a esposa, Milton Ribeiro disse que estava sendo “muito bem tratado” pela PF

Atualizado em 26 de junho de 2022 às 15:46
Milton Ribeiro
Milton Ribeiro foi recebido com tratamento diferenciado na Superintendência da Polícia Federal. Foto: Alan Santos/PR.

O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, ligou para a sua esposa, Myrian, quando ainda estava preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) devido a Operação Acesso Pago. O telefonema durou cerca de um minuto. Nele, o ex-ministro relatou que foi “muito bem tratado” pelos policiais: “Muito bem tratado, com muita cortesia até”. O conteúdo foi revelado pelo Estadão.

Ainda no telefonema, Milton Ribeiro afirma que “está tranquilo” e pede orações. “O que é a meu favor, Myrian, é a questão da minha consciência e eu estou bem. Estou tranquilo”, disse.

Para o delegado federal Bruno Calandrini, responsável pelo inquérito, o “tratamento diferenciado” que o ex-ministro recebeu prejudicou a investigação. Ele afirmou que Ribeiro foi recebido com “honrarias” na Superintendência.

Milton foi preso preventivamente na última quarta-feira (22) em Santos. Ele deveria ter sido levado para ser interrogado em Brasília, mas a superintendência da Polícia Federal em São Paulo alegou “questões logísticas” e não fez a transferência. Ele acabou recebendo habeas corpus do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1) e foi solto antes de ser ouvido pelo delegado.

Segundo a apuração, a Polícia Federal tem três jatos da Embraer, mas apenas um dele tem registro de voo no dia da prisão. As outras duas aeronaves da corporação não aparecem como tendo sido usadas na data.

O ex-ministro é acusado de ter montado um “balcão de operações” no MEC com pastores aliados ao governo ligado aos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Informações reveladas inicialmente pelo Estadão mostraram que pastores cobravam propinas de prefeitos para o repasse de verbas públicas.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link