Em live com filhos, Bolsonaro ataca TSE, espalha fake news sobre eleições e agride nordestinos

Atualizado em 28 de janeiro de 2024 às 20:32
Clã Bolsonaro realiza live picareta cheia de fake news para abrir os trabalhos em 2024. (Imagem: Reprodução)

Jair Bolsonaro fez uma live neste domingo, 28, juntamente com seus filhos Flávio, Eduardo e Carlos. A live, intitulada “Live Estratégica: Segredos da Formação Política”, é um manancial de fake news, agressões e conversa mole.

A proposta anunciada oficialmente era “oferecer conselhos valiosos e informações privilegiadas sobre como se destacar na política brasileira”.

Os temas supostamente seriam “a construção de uma imagem pública sólida, a importância das redes sociais na comunicação política moderna, a formação de alianças estratégicas e o enfrentamento de desafios durante campanhas eleitorais”.

Na verdade, Bolsonaro aproveitou para atacar Alexandre de Moraes, Lula e espalhar teorias conspiratórias sobre Marielle, Adélio, Celso Daniel e sua derrota nas eleições presidenciais. Defendeu também os golpistas do 8 de janeiro, chamando-os de “pobres coitados”.

“Nos acusam de fake news, mas não mostram as fake news”, mentiu, antes de acusar o TSE de conspirar contra ele. “Nosso querido TSE fez campanha para os jovens tirarem título de eleitor”, falou.

Segundo Bolsonaro, o tribunal — à época presidido por Alexandre de Moraes — sabia que “80% dos jovens votam na esquerda, no PT”. O TSE não fez nada para os mais idosos votarem, disse. “Ajudou em muito o resultado final das eleições de 2022”, afirma.

Mentira: pesquisa Datafolha feita somente com pessoas de 16 a 29 anos entre os dias 20 e 21 de julho em 12 capitais mostrou que Bolsonaro tinha a preferência de 20% dos eleitores desse universo, contra 51% de Lula.

A segunda cascata é que o TSE fez, sim, campanha para estimular o voto dos idosos, além da juventude. Foi ao ar em rede nacional de rádio e televisão em 8 de agosto daquele ano.

O mote era o seguinte: “Quem vota com ou depois dos 70 anos é mais que uma eleitora ou eleitor, é um exemplo de cidadania. Seja você o maior exemplo. A democracia agradece”.

Ele atacou também o Nordeste, que votou em peso em Lula. Para Bolsonaro, os nordestinos migram para São Paulo porque fogem de governos de esquerda. Aproveitou para puxar o saco de Tarcísio de Freitas. Voltou a chamar o sogro de “cabra da peste” e inventou que os caminhões-pipas estão infestando os estados da região em esquemas de corrupção.

“A gente busca sempre a verdade”, disse Bolsonaro. “As mídias sociais elegeram um cara como eu”.