Em Paris, tetracampeão Raí fala contra a extrema-direita francesa: “Momento crítico”

Atualizado em 3 de julho de 2024 às 20:34
Raí discursa em manifestação contra o avança da ultradireita francesa, em Paris. Foto: Reprodução

Raí Souza Vieira de Oliveira, ex-jogador da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain, discursou nesta quarta-feira (3) em uma manifestação contra a ultradireita em Paris, na França.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o ex-atleta, que é cidadão francês desde 2016, destacou que o crescimento do fascismo no mundo é nocivo pelo uso “das redes sociais para as fakes news” e do extremismo de direita “ser contra a ciência, contra a cultura, contra a educação”. Confira trechos:

Por que se manifestar na França, neste momento?

A importância é gigante, porque a França é muito simbólica, por tudo o que representa, os direitos humanos… e os movimentos de extrema direita são globais. Então os progressistas, a gente, que é de esquerda, humanista, tem que se juntar também a essa manifestação. É um momento crítico no mundo, e os franceses sempre souberam se mobilizar, principalmente quando toca a questão da República, os direitos humanos, a democracia, a liberdade. Esta manifestação com certeza vai ser linda e importante para a eleição no próximo fim de semana.

Seu irmão, Sócrates, estaria aqui?

Ele está aqui. Está aqui comigo. O Brasil viveu a ditadura, viveu o Bolsonaro. A França já viveu várias guerras, mas há muito tempo vive em plena democracia, e isso tá em risco agora. Então o meu irmão, que lutou tanto pela redemocratização do Brasil, está aqui comigo hoje, com certeza, toda a nossa família, para lutar pela liberdade, não só da França, mas do planeta. (…)

Sendo brasileiro e agora cidadão francês, estar presente aqui é importante também para a política brasileira?
É importante para o mundo. A gente vê que os movimentos de extrema direita estão se juntando. Têm algo pensado, a mesma estratégia, que é a da mentira, de usar as redes sociais para as fakes news, contra a ciência, contra a cultura, contra a educação, buscar o caos para que eles usufruam do poder em detrimento da saúde social do mundo inteiro. Não existem mais fronteiras, temos que pensar as soluções em conjunto. (…)

Veja o vídeo:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link