Em Portugal, artista brasileiro diz em obra que ‘não foi descobrimento, foi matança’ e é atacado

Atualizado em 22 de julho de 2022 às 21:34
Rodrigo Ribeiro Saturnino expôs sua obra em museu português e foi atacado. Foto: Reprodução

Rodrigo Ribeiro Saturnino foi alvo de ataques após expor uma obra que dizia “Não foi descobrimento, foi matança”, referindo-se à colonização do Brasil, em Portugal. A bandeira feita pelo artista foi exibida na amostra Interferências do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa.

Além da bandeira, ele tem outras três peças na exposição. Rodrigo descreve seu trabalho como decolonial e antirracista, e conta ter sido ofendido por conta das faixas.

“As pessoas acabam de alguma forma atacando o meu trabalho e atacando a minha obra de uma forma muito agressiva, com muito ódio e muita xenofobia”, afirmou ao jornal O Globo. Ele mora no país desde 2007 e se mudou para fazer um mestrado.

ROD, como o artista é conhecido, recebeu críticas de membro do partido conservador CDS – Partido Popular, Bruno Felipe Costa. Ele disse que a obra seria “uma vergonha e uma ofensa a Portugal e à sua história”.

Um professor de Direito da Universidade de Lisboa sugeriu boicote ao museu e disse que ele “exibe exposições de lixo ideológico da extrema-esquerda mais odiosa e rasca que são um insulto para Portugal”.

“O que eu achei interessante é que a proposta partiu de mim e teve esse momento de debate interno, de preocupação como o museu se posicionaria. Seria da parte do museu uma afirmação política acolher aquela peça dentro daquele espaço”, diz Rodrigo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link