Em recado a líder europeia, Macron chama acordo Mercosul-UE de “inaceitável”

Atualizado em 5 de dezembro de 2024 às 13:19
O presidente da França, Emmanuel Macron. Foto: Evan Buhler/Reuters

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta quinta (5) que não vai aceitar o acordo entre o Mercosul e União Europeia. Ele enviou um recado à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em meio à iminência do anúncio da negociação, considerada pelo mandatário como “inaceitável”.

Segundo a coluna de Jamil Chade no UOL, Von der Leyen viajou para a cúpula do Mercosul, no Uruguai, e a viagem é considerada como um sinal de que o acordo estaria próximo de ser concluído. A França, no entanto, não quer ceder.

O acordo é tratado pela Comissão Europeia e não depende diretamente dos franceses, mas uma aliança com outros países poderia barrar a ratificação do texto. A negociação entre os blocos são negociados há 25 anos e está próximo de ser finalizado.

“Continuaremos a defender incansavelmente nossa soberania agrícola”, afirmou a Presidência da França após a notícia de que Von der Leyen havia viajado para o Uruguai. Além do país de Macron, outras nações europeias devem tentar vetar o pacto.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Foto: Yves Herman/Reuters

O acordo Mercosul-União Europeia prevê a maior parceria comercial e de investimentos do mundo. O Brasil conseguiu eliminar tarifas para bens como etanol, açúcar e carnes, enquanto países europeus teriam um maior acesso ao bloco para bens industriais e automóveis, além de facilidades para investimentos.

Diplomatas afirmaram que Von der Leyen havia anunciado que só embarcaria para a cúpula do Mercosul se a chance de um entendimento sobre o acordo fosse praticamente certa. A viagem eleva a perspectiva de um anúncio da conclusão nas próximas horas.

Os países fundadores do Mercosul já chegaram a um entendimento e aceitaram o texto, contando com apoio dos presidentes Lula, do Brasil, e Javier Milei, da Argentina.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line