Em resort de Trump, Eduardo discursa contra “avanço comunista” e “esquerdistas tirânicos”

Atualizado em 4 de novembro de 2025 às 19:03
Eduardo Bolsonaro em encontro com o presidente Donald Trump na Casa Branca, em 2019. Foto: Divulgação

O deputado federal foragido Eduardo Bolsonaro (PL-SP) chegou nesta terça-feira (4) ao resort Mar-a-Lago, na Flórida, para participar do evento anual “CPAC Circle Retreat & Gala”. A reunião reúne lideranças de extrema-direita dos Estados Unidos. A organização não prevê participação do ex-presidente norte-americano Donald Trump na programação oficial. Com informações da Bela Megale, no Globo.

Eduardo participará nesta quarta-feira (5) de um painel com o tema “Combatendo o Comunismo Global”. Paulo Figueiredo também estará no evento, mas não integrará o debate. Segundo o lobista, a mesa abordará o enfrentamento de “esquerdistas tirânicos” em diferentes países.

Aliados afirmam que o deputado pretende reforçar pedidos já enviados a parlamentares republicanos, entre eles estão a defesa de uma anistia ampla que beneficie Jair Bolsonaro e pressões pela saída do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. As articulações ocorrem em meio a discussões no Congresso brasileiro sobre responsabilização por atos antidemocráticos e as condenações impostas aos envolvidos pelo STF.

O evento em Mar-a-Lago é considerado mais restrito do que as reuniões da Conferência Política de Ação Conservadora, realizadas tradicionalmente em Washington. Os convites para acompanhar os três dias de programação chegam a ser vendidos por valores a partir de US$ 7,5 mil.

Resort de Trump. Foto: Reprodução

A expectativa é que o painel atraia a presença de parlamentares republicanos ligados ao ex-presidente dos Estados Unidos. A agenda inclui reuniões privadas, jantares e debates sobre temas de política externa. O encontro também discute alinhamento entre grupos conservadores internacionais.

A participação de Eduardo ocorre enquanto parlamentares aliados de Jair Bolsonaro mantêm articulações nos Estados Unidos desde o início do ano. Não há previsão oficial de falas de Donald Trump durante os debates desta semana no resort localizado na Flórida.