Em VÍDEO exibido na ONU, Lula cita ataques contra Vini Jr. e diz que racismo é “imperdoável”

Atualizado em 30 de maio de 2023 às 19:59
Lula volta a repudiar ataques contra Vini Jr. Foto: Reprodução

Em mensagem enviada ao Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU (Organização das Nações Unidas), o presidente Lula voltou a citar o Vinicius Jr., jogador brasileiro do Real Madrid vítima de racismo, e afirmou que o crime é “imperdoável”. O petista ainda aponta o atleta como um exemplo a ser seguido.

“O racismo transcende fronteiras, como ficou demonstrado nas constantes ofensas sofridas pelo jogador de futebol brasileiro Vini Junior. A lição que podemos tirar desses imperdoáveis episódios é que, se Vini Jr., um jovem de 22 anos, é capaz de insurgir contra multidões hostis, não resta dúvida de que podemos e devemos fazer mais para interromper esse circuito desumanizador da violência”, afirma o presidente em vídeo enviado ao evento.

O jogador foi alvo de racismo ao menos 10 vezes na Espanha desde 2021 e o episódio mais marcante ocorreu em 21 de maio, em partida contra o Valencia.

Além de citar o atleta, Lula ainda elogiou o fórum da ONU: “Mais do que nunca, esse Fórum é fundamental para avançar na Declaração das Nações Unidas sobre o Direito dos Afrodescendentes”.

Ele também disse que o Brasil está “de portas abertas” para que a sessão seja realizada no Brasil futuramente. “A delegação brasileira, sob a liderança da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, reitera seu compromisso com a bandeira da igualdade racial no âmbito nacional e internacional, deixando as portas abertas para a realização da sessão do Fórum no Brasil”, prosseguiu.

Essa é a terceira vez que o presidente cita Vini Jr e repudia os ataques contra ele. Na data em que o jogador foi atacado em partida contra o Valencia, ele cobrou providências da LaLiga e da Fifa contra crimes de racismo em estádios de futebol.

Na última quinta (25), durante almoço no Palácio do Itamaraty, ele voltou a repudiar as ofensas racistas e disse que o Brasil não vai tolerar o crime.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link