
O PT divulgou neste sábado (11) um vídeo nas redes sociais acusando o Congresso Nacional de “derrotar o povo” ao rejeitar a Medida Provisória que aumentava impostos sobre bancos, bilionários e casas de apostas. O texto, de autoria do governo Lula, previa arrecadação extra de cerca de R$ 35 bilhões e foi derrubado com apoio do Centrão e de partidos que recentemente se afastaram do governo.
Na gravação, o partido afirma que a MP promovia justiça tributária e que sua rejeição representa uma sabotagem ao país. “O Congresso Nacional derrotou o povo, derrotaram o projeto do presidente Lula, sabotaram o país”, diz a peça. O vídeo também lembra que o governo propôs isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais e que o aumento atingiria apenas os mais ricos.
A mensagem traz imagens de campanhas a favor da taxação dos super-ricos e repete o discurso de julho, quando o governo enfrentou derrota semelhante com a Medida Provisória do IOF. “Bilionários, bancos e bets pagariam um pouquinho do que ganham para fazer justiça com todo o país”, afirma o vídeo, destacando que o equilíbrio fiscal é essencial para sustentar programas sociais e investimentos em saúde e educação.
A derrubada da MP contou com ampla articulação do Centrão e apoio de partidos como União Brasil, PP, PSD e Republicanos — este último comandado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (PB), e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. No Palácio do Planalto, a leitura é de que Tarcísio teria atuado para enfraquecer o governo e projetar-se nacionalmente para a disputa presidencial de 2026.
Embora o governador negue envolvimento, deputados da oposição agradeceram publicamente seu apoio à derrubada da proposta. A medida foi desidratada pelo relator Carlos Zarattini (PT-SP), que retirou a taxação das bets para tentar garantir votos — o que não foi suficiente para aprová-la.
Após o revés, o governo Lula estuda alternativas para compensar a perda de arrecadação e não descarta um contingenciamento de gastos, inclusive de emendas parlamentares. No encerramento do vídeo, o PT reforça o tom eleitoral: “Traíram mais uma vez o interesse do povo brasileiro. Mas o povo saberá dar o troco na balança da democracia”.