Embaixada da França ironiza países sem boa relação com o Brasil: “Pena que não é meu caso”

Atualizado em 14 de agosto de 2025 às 10:01
Lula (PT) e o presidente francês, Emmanuel Macron, em compilado de vídeos e fotos da Embaixada da França. Foto: Reprodução

A embaixada da França no Brasil entrou na “trend” do momento para ironizar países que não mantêm boas relações com o Brasil, em meio ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a representação francesa usou a música “Amor Traumatizado”, de Carol Biazin e Felipe Amorim, para reforçar a parceria com o governo brasileiro e provocar, de forma indireta, a postura da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que tem feito ataques ao país nas redes sociais.

O vídeo reúne encontros entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Emmanuel Macron, além de registros de acordos assinados entre os dois países.

Na legenda, a embaixada escreveu: “Tem gente que não tem parceria forte com o Brasil”, seguida do verso da música: “Que pena que não é o meu caso”. A publicação ainda destaca que França e Brasil compartilham “valores, projetos e sonhos” e conclui: “Seguimos juntos por um futuro comum”.

O gesto segue a movimentação de outras representações estrangeiras. A embaixada da China, por exemplo, também reagiu às tarifas de Donald Trump, elogiando produtos brasileiros e anunciando novas exportações para o país asiático.

“Empresas chinesas estão chegando no Brasil, de entregas rápidas a bebidas e até sorvetes. E a ponte é de mão dupla: o Brasil também está marcando presença na China, com o queridíssimo café brasileiro”, publicou a representação chinesa.