Embaixada da Ucrânia pede reunião com Lula após declarações na “Time” sobre a guerra

Atualizado em 4 de maio de 2022 às 22:01
Lula discursando
Ex-presidente Lula
Foto: Reprodução

A Embaixada da Ucrânia no Brasil quer marcar um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o petista afirmar que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “quis a guerra” contra a Rússia. A declaração foi dada em entrevista para a revista “Time”.

“A Embaixada planeja solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva com o encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil Anatoliy Tkach para esclarecer a posição da Ucrânia”, diz o comunicado.

Na visão da Embaixada, o petista pode ter se equivocado em relação ao assunto. “Em conexão com as palavras do ex-presidente da República em entrevista à revista norte-americana sobre o presidente Zelensky, a Embaixada da Ucrânia tem motivos para acreditar que o senhor Luiz Inácio Lula da Silva está mal informado sobre os motivos da guerra da Rússia contra a Ucrânia”, acrescenta a nota.

Lula disse na “Time” que faltou diálogo entre a Ucrânia e a Rússia

“Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele: ‘Ô, cara, você é um bom artista, você é um bom comediante, mas não vamos fazer uma guerra para você aparecer’. E dizer para o Putin: ‘Ô, Putin, você tem muita arma, mas não precisa utilizar arma contra a Ucrânia. Vamos conversar!’”, comentou Lula.

A assessoria do ex-presidente não quis comentar o comunicado da Embaixada da Ucrânia.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link