
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil voltou a atacar o país e defender o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por liderar a trama golpista. Em post no X, o órgão de representação diplomática compartilhou um trecho de entrevista do secretário de Estado americano, Marco Rubio, com uma nova ameaça.
“Com a condenação do ex-presidente brasileiro Bolsonaro, fica claro que o Estado de Direito está entrando em colapso no Brasil”, escreveu a embaixada, replicando uma fala de Rubio. A declaração foi dada em entrevista à Fox News nesta segunda (15).
Durante a conversa com o veículo americano, Rubio afirmou que existem “juízes ativistas” no Brasil e, sem citar nomes, atacou Alexandre de Moraes, ministro do STF. “Não apenas perseguiu Bolsonaro, mas também tentou impor reivindicações extraterritoriais até contra cidadãos americanos, ou contra alguém postando online de dentro dos Estados Unidos”, prosseguiu.
O secretário prometeu uma “resposta dos Estados Unidos” e disse que novas sanções ou “medidas adicionais” devem ser anunciadas “na próxima semana”.
Rubio ainda afirmou que o julgamento de Bolsonaro no STF foi “apenas mais um capítulo de uma crescente campanha de opressão judicial que tentou atingir empresas americanas e até pessoas operando a partir dos Estados Unidos”.
Veja a publicação:
.@SecRubio: “Com a condenação do ex-presidente brasileiro Bolsonaro, fica claro que o Estado de Direito está entrando em colapso no Brasil.” https://t.co/HPB7z2jRyH
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) September 16, 2025
A declaração do secretário foi dada um dia depois de o presidente Lula publicar um artigo no jornal The New York Times afirmando que “soberania e democracia não se negociam”, um recado ao governo de Donald Trump.
A administração americana vem fazendo ataques ao Brasil antes mesmo da conclusão do julgamento. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, chegou a dizer que Trump “não tem medo de usar meios econômicos nem militares para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo” no último dia 9.