Embaixadores ficaram “abalados” com Bolsonaro, diz New York Times

Atualizado em 19 de julho de 2022 às 8:41
Em discurso a diplomatas estrangeiros, Jair Bolsonaro voltou a espalhar fake news e teorias da conspiração contra o sistema eleitoral. Foto: Reprodução

A apresentação vergonhosa de Jair Bolsonaro (PL) repleta de fake news sobre as eleições, em tom abertamente golpista, ganhou destaque no The New York Times. De acordo com o jornal, embaixadores convidados para ouvir discurso contra as urnas eletrônicas ficaram “abalados” com o presidente brasileiro. Confira:

O presidente Jair Bolsonaro do Brasil chamou dezenas de diplomatas estrangeiros ao palácio presidencial na segunda-feira para dizer-lhes que acredita que os sistemas de votação do país podem ser fraudados, uma prévia potencial de sua estratégia para uma eleição que está a 75 dias de distância. (…)

Muitos diplomatas no evento ficaram abalados com a apresentação, em que Bolsonaro sugeriu que a maneira de garantir eleições seguras era por meio de um envolvimento mais profundo dos militares do Brasil, segundo dois diplomatas no evento que falaram sob a condição de anonimato para discutir conservações privadas. Esses diplomatas temem que Bolsonaro esteja preparando as bases para uma tentativa de contestar os resultados da votação em caso de derrota. (…)

A menos de três meses da eleição presidencial, Bolsonaro parece estar aderindo ao projeto do ex-presidente Donald J. Trump. Assim como Trump antes das eleições de 2020 nos EUA, Bolsonaro está atrás nas pesquisas. E, como Trump, Bolsonaro parecia estar desacreditando a votação antes que ela acontecesse, em um suposto esforço para aumentar a confiabilidade e a transparência. (…)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link