Embaixadores ficaram “abalados” com Bolsonaro, diz New York Times

Atualizado em 19 de julho de 2022 às 8:41
Em discurso a diplomatas estrangeiros, Jair Bolsonaro voltou a espalhar fake news e teorias da conspiração contra o sistema eleitoral. Foto: Reprodução

A apresentação vergonhosa de Jair Bolsonaro (PL) repleta de fake news sobre as eleições, em tom abertamente golpista, ganhou destaque no The New York Times. De acordo com o jornal, embaixadores convidados para ouvir discurso contra as urnas eletrônicas ficaram “abalados” com o presidente brasileiro. Confira:

O presidente Jair Bolsonaro do Brasil chamou dezenas de diplomatas estrangeiros ao palácio presidencial na segunda-feira para dizer-lhes que acredita que os sistemas de votação do país podem ser fraudados, uma prévia potencial de sua estratégia para uma eleição que está a 75 dias de distância. (…)

Muitos diplomatas no evento ficaram abalados com a apresentação, em que Bolsonaro sugeriu que a maneira de garantir eleições seguras era por meio de um envolvimento mais profundo dos militares do Brasil, segundo dois diplomatas no evento que falaram sob a condição de anonimato para discutir conservações privadas. Esses diplomatas temem que Bolsonaro esteja preparando as bases para uma tentativa de contestar os resultados da votação em caso de derrota. (…)

A menos de três meses da eleição presidencial, Bolsonaro parece estar aderindo ao projeto do ex-presidente Donald J. Trump. Assim como Trump antes das eleições de 2020 nos EUA, Bolsonaro está atrás nas pesquisas. E, como Trump, Bolsonaro parecia estar desacreditando a votação antes que ela acontecesse, em um suposto esforço para aumentar a confiabilidade e a transparência. (…)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.