Empresa chinesa faz ajustes para a construção de VLT em Salvador

Atualizado em 27 de abril de 2023 às 14:01
Especializada na fabricação de carros e ônibus elétricos, BYD conta com cerca de 40 mil engenheiros espalhados em diversas fábricas pelo mundo. Foto: Daniel Senna/GOVBA

A construção e operação do veículo leve sobre trilhos (VLT) no subúrbio de Salvador serão realizadas pela BYD, empresa chinesa líder no desenvolvimento e fabricação de carros e ônibus elétricos no mundo. Vencedora da licitação da obra, a empresa também será responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica.

A expectativa do governo estadual é que o funcionamento do VLT irá transformar a mobilidade da capital baiana. O governador Jerônimo Rodrigues foi à China para fechar acordos de cooperação nesse sentido. A ideia é fortalecer o intercâmbio tecnológico com a China, uma estratégia para fazer do estado uma referência em nova tecnologia, com impacto positivo em diversas áreas, como meio ambiente, geração de renda e inovação.

Na China, a comitiva baiana foi recebida por Wang Chuanfu, presidente do Conselho de Administração e CEO da BYD, e por Stella Li, vice-presidente executiva da empresa, quando foram discutidos os últimos ajustes para a conclusão da obra.

Jerônimo também discutiu a possibilidade de instalação de uma fábrica de veículos elétricos no estado, em Camaçari. Na China, o Jerônimo também esteve em Chongqing, na região central, e conheceu a tecnologia usada pela empresa em 11 cidades chinesas.

O VLT desenvolvido na China funciona 100% movido a baterias de lítio, com autonomia para rodar 200 km, a cada carga. Toda a operação é digitalizada e controlada remotamente por uma central de comando e controle que monitora desde o fluxo de passageiros até os riscos à segurança no trajeto.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link