
A empresa estatal israelense Rafael Advanced Defense Systems está sendo criticada internacionalmente após divulgar um vídeo promocional de seu drone Spike Firefly que mostra o equipamento rastreando e matando uma pessoa aparentemente desarmada em Gaza. O vídeo foi postado nas redes sociais da empresa com trilha sonora dramática e legendas destacando as funções do drone: “identifica o alvo”, “rastreia” e “neutraliza a ameaça”.
As imagens mostram o drone pairando sobre um bairro destruído, seguindo um indivíduo que caminha sozinho e, em seguida, mergulhando até ele antes de explodir. O alvo tenta correr ao perceber o dispositivo, mas não escapa. Não há indicação de que a pessoa estivesse armada ou oferecendo qualquer tipo de ameaça. A filmagem foi geolocalizada por analistas independentes na região de al-Tawam, no norte da Faixa de Gaza.
Segundo a Rafael, a ação marca dois anos da utilização do Spike Firefly em operações reais, que a empresa descreve como uma nova era de “precisão tática com danos colaterais mínimos”. No entanto, especialistas em direito internacional afirmam que o ataque constitui um possível crime de guerra. “Trata-se, sim, de um aparente crime de guerra: matar uma pessoa aparentemente desarmada, caminhando na rua e sem participação direta em atividades militares”, disse Nimer Sultany, professor de direito público da Universidade de Londres (SOAS).
SPIKE FIREFLY: Proven Precision, Redefining the Tactical Edge
We mark two years since SPIKE FIREFLY was first operationally deployed-ushering in a new era of precision for the tactical fighting forces.
Since that first use, FIREFLY has proven itself in some of the most… pic.twitter.com/lAJOyVRwEH
— Rafael Advanced Defense Systems (@RAFAELdefense) July 7, 2025
A campanha é mais um exemplo da estratégia de marketing israelense que promove armamentos como “testados em combate” contra populações palestinas, especialmente em Gaza e na Cisjordânia. A Rafael, fundada junto com o Estado de Israel em 1948, é responsável por sistemas como o Iron Dome e já faturou US$ 4,8 bilhões em 2024, sendo metade dessas receitas oriundas de vendas internacionais.
A empresa, que já chegou a produzir um videoclipe estilo Bollywood para vender armas à Índia, firmou recentemente um acordo com o Exército dos EUA para ampliar a cooperação em mísseis da linha Spike. Nenhuma resposta oficial foi dada pela Rafael até o momento.