Empresária bolsonarista pagou painel associando esquerda ao PCC em Porto Alegre

Atualizado em 17 de agosto de 2022 às 18:51
Nair Berenice da Silva com Bolsonaro

O painel canalha associando a esquerda ao PCC, aborto etc foi encomendado por uma empresária bolsonarista chamada Nair Berenice da Silva.

Uma nota fiscal apresentada pela companhia responsável pela instalação, a Life, traz o nome dela.

De acordo com o documento apresentado à Justiça Eleitoral no processo que terminou com a retirada dos outdoors, Nair pagou R$ 18.478,26 pelos serviços de “ressarcimento das despesas diretas com terceiros de produção”, “produção da tela a ser impressa e instalada”, “despesas gráficas de impressão da lona”, “mão de obra de instalação e retirada”, “aluguel da parede” e “energia elétrica”.

Ainda segundo a nota, os custos de exibição foram uma “bonificação” da empresa.

O Instagram dela emite um aviso para quem quiser seguí-la de que é um perfil que divulga mentiras e fere as diretrizes da comunidade.

Há fotos com Bolsonaro e outros do quilate de Bia Kicis e Tarcísio Freitas. Além disso, publicações contra as medidas sanitárias na pandemia e mentiras sobre o assunto. 

Em 2020, ela entrou com requerimento na Câmara de Vereadores de Porto Alegre pedindo o impeachment do então prefeito da cidade, Nelson Marchezan Júnior (PSDB).

Painel bolsonarista associando a esquerda ao PCC

Os banners vinculavam a esquerda – representada por uma foice e um martelo – a temas como “aborto”, “censura”, “povo desarmado”, “ideologia de gênero”, “bandido solto” e “PCC”.

Ao lado, outra coluna ligava a direita a “vida”, “liberdade”, “povo armado”, “valores cristãos”, “bandido solto” e “a favor da polícia”.

Os outdoors haviam sido instalados nos bairros São João e Bom Fim. Sócio da Life, o empresário Leonardo Zigon Hoffmann rebateu críticas com o slogan “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”.

Mateus Gomes, candidato a deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PSOL, diz que Nair “deve ser responsabilizada pelo crime que cometeu em POA”. 

“A nossa mobilização derrotou uma fake news que teve repercussão nacional e nos deu uma vitória simbólica! Agora, a tarefa é seguirmos mobilizados, denunciando todo o tipo de fake news e lutando contra esse jogo sujo dos fascistas”, diz.