
Empresas representadas pelos filhos do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e de seu aliado e ex-assessor Luciano Cavalcante, alvo de operação da Polícia Federal (PF), receberam cerca de R$ 34 milhões do governo Bolsonaro em dois anos. A informação é do Metrópoles.
Arthur Lira Filho, juntamente com Maria Luiza Cavalcante, abriu uma empresa em Brasília para intermediar contratos de publicidade com o governo, mesmo sem qualquer afinidade com o ramo.
A Omnia360º, aberta em 2021, já começou fazendo sucesso. À época, os pais de ambos estavam prestigiadíssimos dentro do governo de Jair Bolsonaro (PL). Lira, aliado do então presidente, tinha acabado de ser eleito presidente da Câmara. Luciano, principal assessor e homem de confiança do político, circulava desenvolto por alguns dos gabinetes mais importantes da Esplanada dos Ministérios.
Lira e Luciano abençoaram pessoalmente o negócio. Os dois estiveram na festa de lançamento da empresa, para a qual foram convidadas figuras da área de publicidade do governo que se tornariam chaves para a Omnia360º deslanchar.

A empresa funciona como uma espécie de corretora de publicidade. Ela não recebe diretamente dos cofres do governo, mas cumpre a tarefa de atrair verbas para veículos de comunicação interessados em ganhar dinheiro exibindo propaganda oficial. Em geral, essa comissão gira em torno de 20%.
As principais empresas representadas pela Omnia são a Gestão Publicidade e a RZK Digital, especializadas em veicular propaganda em espaços externos, e a OPL, que distribui publicidade na internet.
A Gestão Publicidade, por exemplo, teve um aumento significativo de receita após a parceria com a empresa do filho do presidente da Câmara, recebendo R$ 468 mil do governo em 2020, que aumentaram para R$ 2,6 milhões no ano seguinte. Em 2022, seguiu alto em comparação com o período anterior.
A RZK Digital, por sua vez, nasceu praticamente junto com a Omnia, em 2021. Naquele mesmo ano, faturou R$ 1,7 milhão em verbas federais de propaganda. No ano seguinte, experimentou um salto impressionante: a cifra foi para R$ 9,5 milhões.
A OPL é outro exemplo que ilustra bem o quanto a parceria como a Omnia360º impactou positivamente na atração de publicidade oficial. O grupo foi de pouco mais de R$ 1 milhão em 2020 para R$ 10 milhões em 2021. No último ano do governo Bolsonaro, o negócio faturou R$ 8,2 milhões.
Lira Filho e Maria Luiza atuam como representantes da empresa nas relações institucionais, enquanto a publicitária Ana Magalhães, com experiência na área de propaganda governamental, cuida do dia a dia da empresa.
A empresa recebeu aproximadamente R$ 7 milhões como comissão, considerando apenas os contratos das empresas representadas por ela.