
Foto: Reprodução
Até o momento não foi confirmado se os corpos encontrados na Amazônia são do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira.
A esposa de Dom Phillips, Alessandra Sampaio, afirma ter recebido uma ligação da Polícia Federal confirmando que dois corpos haviam sido encontrados, mas que ainda não teriam sido identificados e precisavam de perícia. A embaixada britânica confirmou a informação da PF e disse que até o fim da perícia não há como saber se os corpos são de Dom e Bruno.
Ao jornal The Guardian, o cunhado de Dom disse que a família recebeu uma ligação do embaixador brasileiro informando que os supostos corpos das vítimas foram encontrados amarrados em árvores, mas sem identificação de identidade até a perícia.
A PF, porém, divulgou nota negando o fato: “O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que, não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr Bruno Pereira e do Sr Dom Phillips. Conforme já divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos. Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados”.
De acordo com o superintendente da PF no Amazonas, delegado Eduardo Fontes, para a CBN Manaus, “ninguém da PF ligou para a esposa para informar do corpo, mas sim dos pertences encontrados. Estamos no local realizando novas buscas e confiantes que acharemos hoje. Avisaremos os familiares e a imprensa imediatamente. Estamos em contato com esposa de Dom Phillips para esclarecer o que houve”.
A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), também informou que não é verdadeira a informação de corpos encontrados na área.
Ainda não foi oficializada a confirmação das mortes por autoridades brasileiras que atuam nas buscas de Dom e Bruno.