Encontro de cozinhas: MST e MTSC se unem em ação de solidariedade em São Paulo

Atualizado em 3 de agosto de 2020 às 23:17

Publicado originalmente no Brasil de Fato

Por Vanessa Nicolav

Rede de voluntários prepara marmitas na ocupação 9 de Julho em ação da campanha Lute como quem cuida – Guilherme Gandolfi

No último domingo (26), militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Centro (MTSC) uniram forças em mais uma ação de solidariedade organizada para amenizar a fome de quem tem enfrentado o frio e pandemia nas ruas.

A ação, que faz parte da campanha Lute Como Quem Cuida, contou com a participação de voluntários de diferentes coletivos que passaram o dia preparando refeições na cozinha da ocupação 9 de julho, em São Paulo.

Uma delas foi Kátia Lira, que é chef e integra o coletivo Sopão das Manas. Para ela, a importância da ação está além de apoiar aqueles que precisam de alimento, mas fortalece também a rede dos que produzem.

“Aqui é um movimento que está sendo apoiado pelo MST, de uma ponta até a outra, temos consciência de trabalhar com orgânico, com agricultores familiares, que também passam por uma crise. É um movimento bonito de um lado até o outro” afirma Lira.

A campanha de preparação e entrega de marmitas teve início em abril deste ano e distribui, desde então, cerca de 300 refeições diariamente. Os alimentos são orgânicos e chegam pela rede de produtores familiares ligados ao MST.

Do Rio Grande do Sul, chegam cerca de 200 quilos de arroz orgânico. Pães e hortaliças vêm de Guararema e acampamentos de outros municípios enviam em média por semana 90 quilos de feijão, 30 quilos de macarrão, 230 quilos de carne, 120 dúzias de ovos e 150 quilos de legumes.

Em São Paulo, a campanha realiza a distribuição em parceria com a Rede Rua e o Prédio dos Imigrantes, que abriga pessoas de outros países em situação de vulnerabilidade.

Sonia Bogato, moradora da ocupação, é voluntária na cozinha todas quintas, sextas e domingos. Para ela a ação além de ajudar as pessoas que recebem o alimento, também é benéfica para quem cozinha.

“A gente uniu as forças para dar quentinhas para as pessoas que mais precisam, porque a gente está em casa, muitas vezes sem fazer nada. E nessa pandemia, como o isolamento é muito grande, a gente fica muito triste. Então a gente juntou forças para todo mundo vir na cozinha esse projeto lindo que é lute como quem cuida.” declara a voluntária.

A campanha “Lute como quem cuida” pode ser apoiada por meio de financiamento coletivo. Mais informações estão disponíveis no site.